Semana do Meio Ambiente de Cubatão acontece de 6 a 10 de junho


Haverá distribuição de plantas, palestras para 500 alunos da rede municipal de ensino, entre outras atividades. Tudo com foco na conscientização ambiental

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente e com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cubatão (Semam) promove ciclo de palestras sobre o tema para até 500 alunos da rede municipal de ensino, além de estandes com informações e produtos relacionados à preservação.  A semana tem grande relevância para a cidade, tendo em vista que, em 1992, Cubatão foi apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como cidade símbolo de recuperação ambiental tendo 98% do nível de poluentes controlados na atmosfera.

A abertura da Semana será no dia 6 de junho às 10h no Saguão da Prefeitura de Cubatão (Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro) e contará com apresentações da Orquestra Cubatão Sinfonia e Camerata de violões do Programa Cubatão Sinfonia, além de uma exposição didática das expressões da cultura popular com instrumentos, personagens e movimentos feitos pelo Grupo Zabelê de Cultura Popular.

Durante toda a semana, também no Saguão da Prefeitura Municipal haverá estandes com informações sobre o meio ambiente, doações de suculentas, mudas de árvores frutíferas, venda de orquídeas e produtos de abelhas sem ferrão (mel, própolis, etc).

Já as palestras acontecem de 6 a 10 de junho no Anfiteatro da Câmara Municipal de Cubatão (Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro), com horário de início sempre às 14h. Confirma a programação:

 

6/Junho – segunda-feira

Palestra “Onde o meio ambiente e a saúde se encontram?”, com a médica veterinária Odymara Elaine Neves Faya.

 

7/Junho – terça-feira

Palestra “Foco no Mar”, com Tatiane Higino e Igor Ascioli – Cepema.

Com temas como: a abundância da água salgada no planeta; os ecossistemas marinhos e os animais inseridos.

 

8/Junho – quarta-feira

Palestra “Viveiro de mudas nas escolas”, com Wilson Siqueira – Ecovias.

Tem como objetivo compartilhar temas relevantes de Meio Ambiente como;

  • Uso consciente da água;
  • Destino correto dos lixos utilizando a metodologia dos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar);
  • Conscientização sobre a preservação dos recursos naturais;
  • Dicas do que fazer para diminuir os impactos da humanidade sobre o meio ambiente.

 

9/Junho – quinta-feira

Palestra “Arborização urbana”, com Marcelo Onuki.

Palestra informativa em âmbito regional, incluindo a importância do plano municipal de arborização urbana. As árvores prestam serviço ambiental de suma relevância, não só embelezando, mas atuando no equilíbrio térmico, na retenção do particulado, auxiliando no balanço hídrico, como barreira para o vento, no controle da erosão e suporte à fauna silvestre.

 

10/Junho – sexta-feira

Palestra “Implantação do polo industrial de Cubatão na década de 50 e recuperação ambiental”, com Celso Garagnani.

 

A realização da Semana Municipal do Meio Ambiente é da Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão. O evento conta com apoio do Cisea – Comissão Intersetorial de Educação Ambiental, CMSA – Conselho Municipal de Saneamento, A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública de Cubatão e Agenda 2030; e parceria das Secretarias de Manutenção e Serviços Públicos, e de Saúde, Sabesp, Ecovias, Parque Estadual Serra do Mar, Cepema, Câmara Municipal de Cubatão, ABC Marbas, WF Descarte Consciente de Lixo Eletrônico, Ecophalt, ONG Nudaer, Allonda Ambiental, Acan, Festival de Orquídeas, Zabellê e Tortuga’s Ambiental.

 

Cubatão, cidade símbolo de recuperação ambiental – Durante o início da década de 80 a cidade era mundialmente conhecida como “Vale da Morte”, sendo apontada pela ONU como o município mais poluído do mundo. O crescimento industrial acelerado e os altos níveis de poluentes lançados ao meio ambiente resultaram em danos graves para a fauna e flora de Cubatão.

Para reverter esse cenário, o Governo do Estado convocou a Cetesb para que fosse realizado um mapeamento e estudo das causas da poluição na cidade.  Com isso, em 1983 foi implantado um plano de recuperação ambiental. Governantes, empresas e a própria população passaram a colaborar em conjunto para recuperar o verde da cidade. Em 1989 as 320 fontes poluentes que existiam na época já estavam controladas. O retorno do famoso pássaro da cidade, guará-vermelho, foi o que coroou essa recuperação, simbolizando que Cubatão voltou a ter a qualidade de vida necessária.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais

Serviços para o cidadão​