Semas realiza ‘Operação Acolher e Aquecer’ durante frente fria dos próximos dias

 Forte frente fria atingirá nossa região; munícipes podem entrar em contato pelo telefone 192 do Samu

 
Devido à queda de temperatura na Baixada Santista, prevista para os próximos dias, A Secretaria de Assistência Social (SEMAS) realizará a Operação Acolher e Aquecer.
Ao ver uma pessoa em situação de rua em sofrimento causado pelo frio, com risco de hipotermia, alteração do nível de consciência, desmaio, náuseas, tremores ou dificuldades respiratórias, o munícipe pode entrar em contato com o Samu, pelo número 192. O serviço faz parte do programa de Abordagem Social da Semas. Mais informações pelo telefone 3375.2967 ou pelo e-mail centropop@cubatao.sp.gov.br.
Serviços de acolhimento – Em Cubatão, pessoas em situação de rua são atendidas pelo Centro Pop, onde são acolhidas, cadastradas e avaliadas pelo serviço psicossocial para posterior encaminhamento aos demais serviços necessários, tais como saúde, assistência jurídica, programas sociais etc.
Neste período de pandemia os usuários cadastrados pelo Centro Pop podem fazer todas as suas refeições gratuitamente por meio do Bom Prato. O Centro Pop atende oferece serviços básicos e essenciais como banho, café da manhã, vestuário, atendimento psicossocial, ajuda para confecção de documentos, entre outros.
O município conta também com a Casa de Emaús e a Casa do Recomeço, equipamentos configurados como casas de passagem, em que a população em situação de rua é acomodada e acompanhada até que possa retomar seus vínculos familiares e restituir sua autonomia.
Ao adentrarem os equipamentos, os usuários ficam por um período de 14  dias em isolamento e são monitorados até que possam ser incluídos no convívio com os demais funcionários e usuários do local.  A Semas disponibiliza máscaras descartáveis e álcool em gel em todos os equipamentos.
 
Casa do Recomeço
Centro Pop
Rua Dr Fernando Costa, 1004 – Atendimento das 7h às 20h
 
Casa de Emaús
Av. das nações Unidas, 330, Vila Nova
atendimento das 7h às 20h
 
Arrecadação de agasalhos e alimentos – a campanha Cubatão Solidária, promovida pelo Fundo Social de Assistência Social de Cubatão (FSS), prossegue arrecadando agasalhos, mantas e cobertores, destinados às famílias em situação de maior vulnerabilidade social no Município.
Devido à situação de pandemia, as roupas doadas precisam ser em estado de novas ou em boa condição de uso, higienizadas e embaladas em plástico. Para entrega, empresas e população podem entrar em contato pelo telefone 3362.4701, das 8h às 11h e das 13h às 17 horas. Também estão disponíveis os endereços de correio eletrônico fundosocialcbt@gmail.com e fundosocial@cubatao.sp.gov.br.
Paralelamente, prossegue a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, dentro do prazo de validade, nos postos de vacinação contra Covid-19 e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Vale ressaltar que as doações são entregues às famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais