...

Todas as etapas do projeto Novo Casqueiro estão com serviços em execução

  • 4 min de leitura

Pandemia não impede que Prefeitura desenvolva um dos mais importantes programas de renovação urbana da Cidade
Lançado em novembro de 2019, o Projeto Novo Casqueiro voltado para a recuperação urbana de um dos mais importantes bairros da Cidade, está com as obras em pleno desenvolvimento, apesar das dificuldades impostas pela covid-19. Os operários trabalham sob rigorosas medidas de segurança sanitária, voltadas à prevenção de infecção pelo coronavírus.
Todas as etapas previstas têm serviços em execução, conforme atesta o cronograma da Secretaria Municipal de Obras. O trecho mais importante abrange o Parque Linear da Avenida Beira Mar, que compreende parte da Ilha Caraguatá, a Estrada Metalúrgico Ricardo Reis (em um trecho de aproximadamente 1,6 km) e a renovação da pista entre a avenida Joaquim Jorge Peralta e a Rua Jornalista Donato Ribeiro.
Na Estrada Metalúrgico Ricardo Reis já foram realizados os seguintes trabalhos: demolição de tachões, guias e sarjetas antigas, abertura de caixa com troca de solo, assentamento de novas guias e sarjetas, novo sistema de drenagem e execução de canteiro entre a pista de rolamento e a ciclovia.
Vinte e oito operários atuam na área. As obras começaram em março, com término previsto para o final deste mês.
Blocos – Entre a Avenida Joaquim Jorge Peralta e a Rua Jornalista Donato Ribeiro foram executados até o momento: instalação de canteiro, estaqueamento dos blocos A, B e C, montagem de vigas e pré-lajes do bloco A.
Neste trecho, onde atuam 21 trabalhadores, o Projeto Novo Casqueiro foi dividido em cinco blocos (A, B, C, D e E). As obras começaram em março e têm previsão de término para janeiro de 2021.
A área receberá os seguintes benefícios: reforma das praças Independência, Olímpio de Lima e Jamboleiro e o canteiro central no encontro das avenidas Brasil com Beira Mar. Já na Ilha Caraguatá haverá a execução de paisagismo, bancos de concreto, playground, área para food truck e renovação de trecho da ciclovia que beira a praça principal.
No canteiro em frente do campo de futebol de areia serão construídos quiosques, quadras de futebol Society, minicampo de areia, vestiário, arquibancada e cobertura do canal do canteiro central para abrigar as quadras esportivas. Haverá também um novo sistema de drenagem e recuperação de todo trecho com gabiões.
Píer – As obras entre a Avenida Joaquim Jorge Peralta e Rua Jornalista Donato Ribeiro são realizadas ao mesmo tempo que as do pier do Casqueiro, pois são projetos que se complementam. O pier, com 2.800 metros quadrados, terá área para pesca esportiva, espaço de lazer, com bancos, pergolado, decoração paisagística, árvore solar e bebedouros.
Esportes e Segurança – O Projeto Novo Casqueiro permitirá, também, a melhora nos acessos a toda região do Jardim Casqueiro, o que envolve a Ilha Caraguatá e Bolsão 8. Mas não será apenas um programa de renovação viária porque vai oferecer um novo e amplo espaço de lazer e esporte para o bairro, além de melhorar as condições de segurança.
Campo de areia, circuito de cardio, quadra de futevôlei e basquete e playground estão entre os equipamentos esportivos e de lazer nos novos espaços que serão criados. A atual escola de canoagem será totalmente remodelada. Para garantir a segurança, não só dos moradores como de visitantes, serão construídas duas novas delegacias de polícia, sendo uma delas de Defesa da Mulher.
O investimento total do Projeto Novo Casqueiro é de R$ 130 milhões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais