Turismo industrial foi tema de encerramento do 1º Seminário de Turismo de Cubatão

Palestra do diretor de Turismo de São Bernardo do Campo, Fernando Bonísio, destacou potencial do polo industrial de Cubatão como atrativo turístico

Por ser o maior polo siderúrgico-petroquímico da América Latina, Cubatão terá grandes benefícios com a exploração do Turismo Industrial. A previsão é do diretor de Turismo de São Bernardo do Campo, Fernando Bonísio, durante a palestra nesta-sexta-feira (27), último dia do 1º Seminário de Turismo de Cubatão. Sob o tema  “Nasce uma indústria” , o seminário teve início na segunda-feira (23), no bloco cultural do Paço Municipal Piaçaguera, sendo promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Segundo Bonísio, o turismo industrial faz com que as pessoas conheçam as formas de produção, as estruturas das unidades produtivas (fábricas) e a tecnologia que elas empregam. “As indústrias de Cubatão, de grande e médio portes, com uma diversificada e moderna linha de produção são potencialmente grandes atrativos turísticos para um público qualificado”, disse Bonísio.
Fernando Bonísio é um dos coordenadores da bem sucedida experiência de turismo industrial implantada há uma década em São Bernardo do Campo.Em parceria com as grandes indústrias automobilísticas do município – Volkswagen, Mercedes e Scania e demais empresas de grande porte como a Basf – a Prefeitura daquele município criou um roteiro de visitas monitoradas que, só este ano, atraiu 3.500 visitantes. “ Destes, 55% vieram de outros estados ou países”, informou Bonísio.
Tecnologia – Na segunda palestra, o turismólogo e professor do Instituto Federal/Cubatão, Ewerton Henrique, falou sobre “ Tecnologia no Turismo”, explicando a importância da internet, em especial das redes sociais, hoje, para a atividade turística.
“ Atualmente, não se faz mais turismo sem consultas a aplicativos sobre o assunto e sem a troca de opiniões e informações pelas redes sociais”, disse Ewerton. Destacou outras ferramentas, como o sistema de posicionamento global (GPS), que facilita o cumprimento dos roteiros turísticos. “ A  devida exploração dos novos recursos tecnológicos, propiciados pela internet, garante o sucesso dos projetos turísticos”, assegurou.
Agenda 21– A última palestra foi feita por Valmir Ramos Ruiz, gerente regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que falou sobre o turismo na Agenda 21.Ele abordou os diversos diagnósticos e as previsões do estudo . coordenado por aquela entidade,realizado entre 2004 e 2008,  com objetivo de  planejar o futuro da cidade, também no setor do Turismo. A seguir, foi realizada uma mesa redonda, entre os palestrantes, na qual foram analisadas e debatidas propostas para o ano 2020, limite fixado pela Agenda 21.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI