...

UME Maria Albertina recebe composteira para reaproveitamento do lixo orgânico

  • 3 min de leitura

Kit de compostagem começou a ser entregue hoje nas escolas do município. Ao todo, 38 unidades de ensino serão beneficiadas

“Estamos muito felizes em ser parte deste projeto”, afirmou a diretora Maria Aparecida Ursini, da UME Maria Albertina Pinheiro, na manhã desta terça-feira (30). A unidade de ensino foi a primeira a receber o projeto “Minhoca Amiga” que tem como objetivo ensinar os alunos a reaproveitar o lixo orgânico. A escola recebeu o kit de compostagem formador por uma composteira, minhocas e serragem. O adubo produzido ali será utilizado na retomada da horta e no lixo orgânico gerado pela escola. Cerca de 40 colégios municipais receberão o projeto idealizado pela Secretaria do Meio Ambiente com o apoio da Secretaria de Educação.
“É o inicio da nova tratativa da educação ambiental no município, que acontece por meio desta parceria entre a Semam e a Seduc, sendo este o ponto de partida de algo maior e melhor”, comentou o secretário do Meio Ambiente, Hallan Clement.
Para a secretária de Educação Márcia Terras, “a educação ambiental é de suma importância, precisamos despertar este cuidado com as crianças, sendo aqui o primeiro passo onde os alunos irão mexer com a terra, oferecendo algo além do virtual, para que os alunos percebam a importância da natureza e do cuidado com o lixo orgânico e aprendendo na escola levam para casa e conseqüentemente para a comunidade, gerando um ambiente melhor a todos!
A Secretaria do Meio Ambiente capacitou previamente diversos professores das unidades de ensino que irão receber o kit de compostagem do projeto “Minhoca Amiga” para atuarem junto com os alunos de formas diversas. As escolas que englobam o projeto, terão apoio e acompanhamento dos profissionais da secretaria do meio ambiente.
O ato da compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero. O que pode ser usado na compostagem: Resíduos de alimentos como restos de verduras, cascas e talos são uma excelente fonte de nitrogênio. Quase todos esses tipos de resíduos podem ser usados na composteira.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais