...

UME Princesa Isabel promove valorização da identidade pessoal aos alunos da Educação Especial de Cubatão

O projeto proporcionou aos alunos da salas de educação inclusiva oficinas pedagógicas no último sábado (23)
  • 3 min de leitura

A Unidade Municipal de Ensino Princesa Isabel, via Secretaria de Educação (Seduc), trabalhou o tema ‘Educação Antirracista’ no currículo de 2025 com o projeto pedagógico intitulado “Belezas Negras Diversas – Identidade e orgulho” desenvolvido por Sandra Bento, professora de Educação Especial da unidade. O projeto visou promover a construção da identidade  pessoal que é atravessada por múltiplos fatores: família, cultura, escola, corpo, pertencimento étnico-racial e condições sociais e teva apresentação especial no último sábado (23) na escola.

Além da discussão sobre temas essenciais como a invalidação ou invisibilidade das pessoas com deficiência, a camada sobreposta de exclusão quando se trata de pessoas negras com deficiência: o racismo estrutural e o capacitismo. Esses atravessamentos dificultam a aceitação plena da identidade negra e da própria existência com deficiência, podendo gerar um sentimento de dupla marginalização. 

Por isso, a Professora Sandra juntamente com as outras professoras da unidade, funcionários e equipe gestora contribuíram para  promover a auto aceitação desses alunos que passam por reconhecer suas histórias, vozes, corpos e vivências. Foi preciso garantir que eles se vissem representados positivamente, tanto no currículo escolar quanto nos espaços culturais e sociais. Valorizando sua estética, suas narrativas e seus saberes  rompendo desta forma com séculos de exclusão.

O gestor da UME Princesa Isabel, Regys Cerqueira Tito, entende a escola como espaço de transformação, tendo papel fundamental nesse processo. Ao trabalhar a educação antirracista e anticapacitista, a escola contribui para que cada estudante — com ou sem deficiência, negro ou não — compreenda a riqueza da diversidade humana e respeite as múltiplas formas de ser e existir.

A professora Sandra e as demais educadoras estabeleceram a execução do Projeto em quatro semanas desenvolvendo temas centrais como “Identidade Negra e Diversidade”, “Racismo e Preconceito, como combater?” e “Conhecendo Personalidades Negras e suas Histórias”. O projeto na última semana contou com a Feira Cultural da Consciência Racial e Orgulho Negro, com a apresentação musical: Funk’n lata “Olhos coloridos” e entrega de certificados “orgulho de ser quem eu sou” aos alunos autodeclarados negros. O projeto contou com a presença de Maria Lúcia Peralta (Diretora de Departamento da Educação), Gislaine (Diretora do Departamento de Educação Inclusiva), Dayane (Chefe da Divisão de Ensino), Sandra D’alrio e Leandro Nóbrega e Pedro (Supervisores de Ensino). 

Texto: Secom Cubatão/ LC 
Fotos: Divulgação PMC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais