Como parte das ações alusivas ao ‘Dia Laranja’ ou ‘Orange Day’, movimento global de combate à violência contra a mulher, a Unidades de Saúde da Família (USF) CAIC realiza atividade voltada ao acolhimento, informação e fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Nesta quarta (5), a unidade comanda roda de conversa com mulheres, abordando temas como orientação jurídica, o papel do Conselho da Mulher e dinâmicas de autocuidado. Será na sede da AMEVE, Associação de Moradores da Vila Esperança, na Rua Santa Barbara, 15, Sítio Novo (segunda entrada).
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Mulher, o Conselho Municipal da Mulher e a Secretaria Municipal de Saúde, e marca o início de um mês de mobilização voltado ao enfrentamento à violência contra a mulher. As UBS são gerenciadas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) sob contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão.
O mês de novembro é reconhecido como um marco para a rede de proteção, culminando com a celebração oficial do Orange Day, em 25 de novembro, promovido pelo Conselho da Mulher e pela Secretaria da Mulher. A participação das unidades CAIC e futuramente da UBS Cota 200 reforça o compromisso da SBCD e das equipes de saúde de Cubatão com a promoção da equidade, do respeito e da dignidade das mulheres.
Por: Secom Cubatão com informações da SBCD
Foto: Freepik



