O mutirão do exame de Papanicolau atendeu a 84 mulheres em três unidades de Saúde no sábado (22). A Secretaria de Saúde informa que foram 35 preventivos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim 31 de Março, 26 na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila dos Pescadores e 23 na USF Vila São José.
O mutirão faz parte das atividades da Campanha Março Lilás, de promoção de iniciativas e conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de colo do útero. No dia 8, Dia da Mulher, primeira edição do mutirão, foram realizados 67 exames preventivos nas unidades de saúde dos bairros Jardim Nova República (Bolsão 8), Vila Esperança (CAIC), Ilha Caraguatá e Jardim Casqueiro.
A realização dos exames aos sábados proporciona mais acessibilidade e incentivo ao autocuidado. A iniciativa reforça o compromisso com a prevenção e o bem-estar das mulheres, garantindo que mais pessoas tenham acesso a exames essenciais para a saúde feminina. No próximo sábado (29), é a vez da USF Morro do Índio, UBS da Vila Nova e USF Mario Covas.
“A Secretaria de Saúde tem a promoção da Saúde da mulher como um de seus objetivos principais e as ações de prevenção ao câncer do colo uterino, através da vacina HPV e do exame Papa Nicolau, têm sido importantíssimas nesta batalha. Por isso convocamos todas as mulheres para a realização do exame preventivo”, afirma Marcio Oliveira, secretário de Saúde.
Março Lilás – O câncer de colo do útero, também chamado de câncer cervical, é um tumor que se desenvolve na parte inferior do útero. É causado por uma infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV), que é transmitido sexualmente. É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. Ele é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil. Quando descoberto na fase inicial, tem 100% de chances de cura.
Por: Secom Cubatão
fotos: Divulgação PMC