Viaturas da Guarda Civil de Cubatão já estão nas ruas da cidade

Entrega dos 6 veículos totalmente equipados aconteceu na manhã deste sábado (1º/10)

A Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCMC) recebeu hoje (1º) as novas viaturas para ajudar nos deslocamentos, ampliando a área de atuação dos guardas civis. A entrega simbólica dos 6 veículos aconteceu em frente ao prédio da GCMC, na área Central, e foi feita pelo prefeito Ademário Oliveira. Contou com a presença de diversos secretários municipais e autoridades.

“Os guardas civis iniciam o patrulhamento com os novos veículos imediatamente. Ajudarão, inclusive, amanhã durante o domingo de eleição”, destacou Ademário. E completou reafirmando que a atuação da Guarda Municipal de Cubatão é um sonho realizado: “Hoje é mais um dia de alegria e conquista. Nosso Governo está feliz por assumir um compromisso de trazer mais segurança à comunidade e conseguir colocá-lo em prática”, disse o prefeito.

Após a cerimônia simbólica, os guardas percorreram as principais avenidas da cidade e seguiram para os setores designados. São veículos do modelo Renault Duster. Ajudarão os guardas em seus deslocamentos, ampliando a área de atuação e monitoramento da GCMC.

A Guarda Municipal de Cubatão iniciou as atividades no último 1º de setembro. Composta por 57 guardas civis, a função é a de patrulhar a cidade zelando pelo bem dos cidadãos, dos próprios públicos e das edificações utilizadas pela Municipalidade, colaborando com as Polícias Militar e Civil, tanto na troca de informações quanto efetivamente na área operacional.

A GCMC é comandada por Edite Guirelli, major reformada da Polícia Militar; diretora Raquel Reis; corregedora Mayara Lima; e ouvidora Danielle Monteiro. A Guarda assumiu após amplo processo de estudos e capacitação. As pessoas aprovadas em concurso público participaram de diversos treinamentos junto à Guarda Civil de Guarujá por meio de cooperação técnica. Receberam aulas de Direito, instrução de tiro, cidadania. Prática operacional da guarda, Lei Maria da Penha e treinamento físico, somando 570 horas de atividades. Além das aulas teóricas e práticas, realizaram avaliações psicológicas, de extrema importância para profissões que atuam em situações de tensão.

A sede da GCMC fica na Av. Nove de Abril, 1910, em um prédio que está sendo totalmente reformado para este fim. O primeiro andar abrigará a sede da guarda, e o segundo, a Secretaria de Segurança Pública junto à uma moderna central de monitoramento.

Fotos: Divulgação PMC