A Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (Sesep) seguiu nesta semana (1º a 5) realizando ações de zeladoria em bairros da Cidade de Cubatão, entre a ‘Operação Tapa Buraco’, preparativos da Av. Nove de Abril para o tradicional desfile cívico de Cubatão, revitalização das calçadas e implantação de lombo-faixa para travessia de pedestres.
Na Nove de Abril foi feita limpeza do canteiro central, pintura nos mastros para o hasteamento das bandeiras e pintura por toda a avenida.
Já ‘Operação Tapa Buraco’ atuou em frente à UME Luiz Pieruzzi, na Vila Nova, após retirada de lombadas existentes no local. Estão sendo implantadas lombo-faixas para a travessia de pedestres e rebaixamento de calçadas com sinalização para pessoas com deficiência visual. A Rua Goiás, próximo à unidade escola Amazonas, na Vila Couto, também está recebendo lombo-faixas.
Ainda no bairro da Vila Nova, começou a recuperação de calçadas, guias e instalação de bocas de lobo em concreto com a intenção de melhorar significativamente as condições de acessibilidade nas ruas, beneficiando pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeiras de rodas. Depois de reconstruir guias e sarjetas, foi a vez de entrar no processo de concretagem e a rua Dom Pedro II foi a escolhida para o início dos trabalhos. A ideia da administração municipal é que toda cidade seja contemplada com os serviços.
O bairro do Vale Verde está recebendo atenção especial em todas as ruas que são compostas por sextavados, sendo nivelada em sua totalidade. A Rua Arthur Bernardes, no Jardim Costa e Silva, também está recebendo melhorias dos sextavados, assim como a Praça Estevam de Lara Dante (Crevin), na Vila Nova.
O monumento em homenagem aos evangélicos cubatenses, construído na década de 90, idealizado na época pelo então vereador Pastor Moacir Lara, recebeu esta semana cuidados no jardim e nova pintura em sua estrutura, bem como limpeza e pintura em todo estacionamento do paço municipal.
Texto: Secom/ LC
Fotos: Theo Jr e Divulgação PMC