Com o tema ‘Mangue: Terra Comum’, festival recebe inscrições até dia 15 de abril, exclusivamente pelo site
Refletindo a temática ‘Mangue: Terra Comum’, o Festival de Teatro de Cubatão (Festac) anuncia a realização de sua 17ª edição ainda sem data definida por conta da epidemia da Covid-19. As ações acontecerão em 8 bairros da cidade. Este ano, o Festac é realizado via emenda impositiva direcionada pelo vereador Rafael Tucla ao Teatro do Kaos. Conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e Comunicação. A concepção e realização cabem a coletivos e grupos teatrais da cidade: Galpão Cultural, Cia Art&Manha, Flair Produção Cultural, Coletivo 302, Coletiva U[z]ina Utópica, Esquadrilha Marginália de Teatro de Rua, Valsa para Lua e artistas independentes.
O edital do Festac 2020 já está disponível e as produções interessadas deverão se inscrever até o dia 15 de abril, exclusivamente pelo endereço https://tinyurl.com/qmmk7ys. A plataforma virtual traz todos os detalhes sobre documentos e materiais necessários, bem como especificações técnicas e informações sobre cachês de participação. O regulamento pode ser acessado em: https://tinyurl.com/vlek5cn.
A produção do festival selecionará seis espetáculos para a Mostra Regional, considerando que ao menos metade dos selecionados seja de grupos locais. Outros dois espetáculos do estado de São Paulo serão convidados para compor a programação.
Ao focar a reflexão sobre a vida à margem e levar o festival para os bairros Vila Esperança, Cota 200, Pilões, Pinhal do Miranda, Vila dos Pescadores, Ilha Caraguatá, Jardim Nova República e Mantiqueira, o Festac amplia a discussão sobre a importância da arte pública que acesse todos os espaços, além da criação de plateias na cidade.
“Nesta edição, temos uma proposta de realizar um festival de teatro que reflita a questão desse ‘mangue-cidade’. Além da mostra teatral, teremos formativas nos bairros, uma programação paralela envolvendo outras atividades artísticas e ações territoriais que deem conta de aproximar artistas e público e dialogar sobre esse lugar comum chamado Cubatão. Será a primeira vez na história da cidade que um festival de teatro acontecerá integralmente fora do centro, justamente num momento pós pandemia, em que acreditamos que a necessidade da aproximação estará ainda mais pulsante na sociedade. Nosso trabalho é para que durante esses nove dias de evento possamos promover encontros potentes e festivos e que venham a se desdobrar para além da realização do festival”, destaca Sander Newton, um dos organizadores. Todas as sessões serão gratuitas.
Festival de Teatro de Cubatão – FESTAC – Instituído pela Lei nº 2799/2002 e integrante do calendário oficial de Cubatão, o Festac é o mais tradicional festival de teatro da cidade. Criado em 1989, tem como objetivo centralizar espetáculos a atividades formativas, além de gerar o intercâmbio entre produções artísticas de Cubatão e região, formando novas plateias.

- 3 de junho de 2023
Música, dança, gastronomia e as manifestações nordestinas das festas juninas serão destaque este ano, no ‘Festão Cubatão’. O festival…