5º Encontro de Culturas Populares de Cubatão começa nesta quarta-feira (29)

Iniciativa realizada pela Associação Zabelê segue até 3 de outubro em formato híbrido

Começa nesta quarta-feira (29) e segue até dia 3/10 mais uma edição do Encontro de Culturas Populares de Cubatão. Em sua 5ª edição, o evento reúne 20 grupos e comunidades tradicionais de todo o Brasil. Este ano o Encontro acontece em formato hibrido, com atividades virtuais e presenciais, da mesma forma que a Associação Zabelê vem desenvolvendo seus trabalhos ao longo da pandemia e que garante a participação tanto da comunidade local quanto das pessoas de outras cidades e estados.

Uma das novidades é o local onde acontecerão as atividades presenciais: a Casa de Cultura Zabelê. Antiga biblioteca desativada da UME Almerinda, no Jardim Casqueiro, foi ocupada pela Associação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, garantindo a continuidade das ações do grupo e e se transformando em espaço de acolhida de outros artistas da região. A Casa de Cultura Zabelê fica na Rua Maria do Carmo, 1010. Já as redes sociais são: https://www.facebook.com/zabcubatao e https://www.youtube.com/channel/UCVjP8GvNZziHRQbFdlVgOzg .

Cada dia, uma atividade diferente. Serão ações formativas, oficinas e apresentações artísticas e culturais. As oficinas de artesanato indígena, maracatu, jongo e brinquedos e brincadeiras vão ser presenciais e voltadas às crianças (a partir de 7 anos) e adolescentes. Para estas é necessária inscrição prévia pelo WhatsApp (13) 9-8124-9323.

Já os encontros formativos acontecem de maneira virtual e contam com a participação de diversos grupos tradicionais da Baixada Santista e Capital, além das Nação de Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu e Recife, em Pernambuco; da comunidade de Jongo Mistura da Raça, de São José dos Campos/SP; e da Congada de Santa Ifigênia, de Mogi das Cruzes, SP.

O Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional -, radicado em Brasília, também estará na programação tecendo momento de reflexão junto ao Programa Conexão Comunidade, de Minas Gerais, sobre a Educação Patrimonial. A atividade vai permitir a compreensão do papel do patrimônio cultural na vida em sociedade, estabelecendo processos de manutenção e validação das identidades locais.

O último dia fica reservado para o encontro entre os fazedores culturais de Cubatão trazendo na programação: contação de histórias com Nalva Leal; forró tradicional com Camarão de Bonito;  Monarcos Mob, Sarau Aripe Aya; além da Roda Aberta de Jongo e o tradicional Encontro de Maracatus liderados pelo Zabelê.

“A principal meta é a validação da diversidade do patrimônio imaterial e a união de grupos criativos dispersos, na finalidade de promover a troca de saberes, a preservação e a boa utilização de espaços públicos, colocando mestres e grupos da cultura tradicional em contato com o público e com fazedores culturais e artistas populares”, detalha a produtora cultural Juliana Clabunde, que coordena o Associação Cultural Zabelê.

Esta ação conta com o aporte do EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 60/2020 do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria de Cultura e Secretaria de Comunicação Social.

Programação do 5º encontro de Culturas Populares :

>> Dia 29 (quarta-feira) – Facebook e YouTube Zabelê Cubatão
19h – Educação Patrimonial, conceitos, processos e produtos.
Com Sônia Rampim – Iphan, Eveine Xavier – Conexão Comunidade e Juliana Clabunde – Associação Zabelê

>> Dia 30/9 (quinta-feira) – Casa de Cultura Zabelê
13h20 – Oficina de Artesanato Indígena
14h20 – Oficina de Jongo

>> Dia 30/9 (quinta-feira) – Facebook e YouTube Zabelê Cubatão
19h – Cultura Tradicional, missão mantida através das gerações.
Com a participação do Contramestre Thiago Nagô, do Maracatu Estrela Brilhante de Recife/PE, da Mestra Lainine da Congada de Santa Ifigênia de Mogi das Cruzes/SP e da Comunidade de Jongo Mistura da Raça de São José dos Campos/SP

>> Dia 1º/10 (sexta-feira) – Casa de Cultura Zabelê
13h20 – Oficina de Confecção de Brinquedos e Brincadeiras Populares
14h20 – Oficina de Maracatu