9º Conferência  promove eleições de novos membros do Conselho de Cultura em 8 de outubro

O evento ocorre na UME CEU Marta Josete Impaléa

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove a 9ª Conferência Municipal de Cultura, no dia 8 de outubro. O evento ocorre na UME CEU Marta Josete Ramos Impaléa (Rua Assembléia de Deus, 63), das 14h às 19h, e deverá contar com a participação de artistas e público em geral. O decreto com todas as resoluções sobre a Conferência pode ser consultado no Diário Oficial Eletrônico nº 1.066 de 08/09/22 e pode ser acessado pelo link https://bit.ly/ConferenciaCultura2022 .

O tema geral da Conferência é ‘Cultura e Economia Criativa: a importância das políticas culturais pós-pandemia’. Discussão de propostas sobre os segmentos culturais representados e a eleição de novos membros para as cadeiras do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) farão parte da programação. Serão eleitos representantes titulares e suplentes dos seguintes segmentos: Artes Visuais; Audiovisual e Multimeios; Cultura Popular; Dança; Livro, Leitura e Literatura; Música; Teatro; Circo.

O interessado em se candidatar a uma vaga do Conselho deverá se credenciar por meio do formulário https://forms.gle/QpL8y1faTDvHrXfU7 até o dia 7 de outubro ou presencialmente na sede da Secult (Avenida Nove de Abril, 2275 – Casa 1) apresentando os documentos exigidos no cadastro eletrônico ou presencialmente –cédula de identidade (RG ou CNH); título de eleitor; comprovante de residência no município: um de no mínimo 2 anos anteriores ao pleito e 1 recente; documento comprobatório de 2 anos de atividades artísticas no segmento pretendido (currículo, declarações e/ou certificados, etc).

Para ser candidato a uma das vagas da sociedade civil, as exigências são as seguintes:

I – possuir idade mínima de 18 anos;

II – residir no município há pelo menos 2 anos, com comprovação;

III – ter domicílio eleitoral no município há pelo menos 2 anos, com comprovação;

IV – ter atuação no movimento cultural do município de Cubatão há 2 anos, com comprovação;

O participante interessado apenas em acompanhar as discussões e ter direito a voto deverá ter a partir de 16 anos de idade, ser residente do município há pelo menos 1 ano, votar na cidade há pelo menos 1 ano e cadastrar-se no formulário https://forms.gle/gDxqL3rjiu9gfPxt7.

A Conferência de Cultura é o principal espaço de participação da classe artística e da população interessada na cultura da cidade. Por meio dela, as principais reivindicações dos artistas são apresentadas à administração pública como forma de orientar quais  políticas públicas culturais devem ser criadas, fortalecendo o Sistema Municipal de Cultura e a relação entre poder público e sociedade civil. A Conferência tem papel fundamental na escolha dos representantes de cada segmento artístico para o Conselho Municipal de Política Cultural.

Confira a  programação completa da 9ª Conferência Municipal de Cultura:

13h00 às 16h00 – Credenciamento;

14h00 às 14h00 – Abertura Oficial e Aprovação do Regimento;

15h00 às 16h15 – Apresentação de Tema “Cultura e Economia Criativa: a importância das políticas culturais no pós-pandemia”;

16h30 às 17h30 – Salas Setoriais – Proposituras e eleição dos conselheiros municipais da sociedade civil;

17h30 às 18h30 – Plenária Geral – Destaques e deliberações;

18h30 – Referendo da Plenária aos conselheiros do Poder Público e Sociedade Civil do CMPC para a Gestão 2022 – 2024.

Foto: Banco de imagens Freepik