REDUÇÃO DE INTERVALO PARA DOSE DE REFORÇO
O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão informa que adotou a redução do intervalo para as doses de reforço (terceiras doses) para pessoas a partir de 60 anos e profissionais da Saúde. Desde quarta-feira (27), o intervalo é de 60 dias contados após a segunda dose. A alteração está em Nota Técnica emitida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado na terça-feira (26).O prazo para adultos imunossuprimidos mantém-se em 28 dias.
REDUÇÃO DO INTERVALO ENTRE 1ª e 2ª DOSE
O mesmo documento define um intervalo mais curto também para as segundas doses do imunizante da Astrazeneca, agora reduzido para 56 dias (oito semanas). Anteriormente, já havia sido efetivada a redução do prazo entre doses do imunizante da Pfizer, sendo de 21 dias (três semanas) para adultos e 56 dias (oito semanas) para adolescentes de 12 a 17 anos.
PRIMEIRA DOSE
Podem se vacinar com a primeira dose pessoas a partir de 12 anos de idade. É necessário comparecer ao local com documento de identidade e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável ou ter em mãos um termo de responsabilidade.Para segundas e terceiras doses, é necessário, além da identificação, apresentar o cartão de vacinação com as doses anteriores.
ALTERAÇÃO NOS LOCAIS DE VACINAÇÃO
Devido ao retorno das atividades esportivas no Centro Esportivo Pita, a vacinação contra covid-19 passa a ser realizada a partir de 3 de novembro nas 14 unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.
Confira os endereços:
UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);
USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);
UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);
UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);
USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquinio, s/nº);
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).
Aos sábados, a vacinação será mantida no próprio Pita, na Rua Arlindo Leandro, 13, Vila Nova, das 9 às 15 horas.
PONTO FACULTATIVO e FERIADO
Devido ao Dia do Servidor Público (28), as unidades de Saúde estarão fechadas na quinta e sexta-feira (28 e 29/10). A vacinação volta a ser realizada no sábado (30), no Centro Esportivo Pita,na Rua Arlindo Leandro, 13, Vila Nova, das 9 às 15 horas.
As pessoas que concluírem o intervalo entre doses entre dos dias 28 de outubro e 2 de novembro poderão se dirigir ao Pita no sábado para tomar a segunda ou a dose de reforço.
VIAJANTES PARA O EXTERIOR
Outra mudança em Nota Técnica emitida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado na terça-feira (26) trata da alteração do intervalo entre doses para as pessoas que farão viagens internacionais. Terão direito à antecipação aqueles que comprovarem a viagem. Confira os novos intervalos por imunizantes:
Pfizer
Intervalo entre primeira e segunda dose: 21 dias (três semanas) independente da faixa etária.
Astrazeneca
Intervalo entre primeira e segunda dose: 28 dias (quatro semanas).
Butantan: Intervalo entre primeira e segunda dose de 14 a 21 dias (três a quatro semanas).
Dose de reforço: Intervalo mínimo de 28 dias (quatro semanas).
A dose de reforço para viajantes que concluíram o esquema vacinal (primeira e segunda doses) com a vacina do Butantan é indicada para pessoas cujo destino são países cujos órgãos regulatórios ainda não tenham incluído esse imunizante.
Foto: Arquivo