Em uma solenidade foi marcada por homenagens ao vereador Wilson Pio, falecido na segunda-feira (24), a Prefeitura de Cubatão inaugurou nesta quarta-feira (26) o Centro Integrado de Saúde (CIS), que reúne Policlínica, Serviço de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (SAISM) e o Serviço de Atendimento Integral à Saúde do Idoso (SAISI), o antigo CRI. O espaço, na Avenida Pedro José Cardoso, 238, abrigava apenas a policlínica, agora foi reformado e totalmente remodelado para oferecer mais conforto aos pacientes e acompanhantes que buscam os serviços integrados das especialidades. O telefone geral do CIS é o 3367-3018.
O prefeito Ademário Oliveira destacou a evolução do espaço desde a instalação da policlínica no local. “Hoje é um dia histórico que coroa todo um processo de mudança que começou em 2018, quando trouxemos a policlínica para cá”.
A reforma foi realizada em parceria com a Faculdade de Medicina do campus de Cubatão da Universidade São Judas por meio do COAPES, Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde, que busca para fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS). O CIS será um campo de estágio dos alunos da instituição.
Jaqueline Camisa, diretora da Universidade São Judas em Cubatão, destacou a parceria entre a entidade de ensino e o município: “Este é um momento importante para a Universidade para fortalecer o compromisso com a população”. Ela também destaca a oportunidade de aprendizado dos alunos, que compõem a equipe de atendimento à população orientados pelos profissionais preceptores e professores. “Isso oferece uma experiência muito grande aos futuros médicos”.
A secretária de Saúde, Andréa Pinheiro Lima, lembrou que a Policlínica é a sua “casa”, tendo trabalhado no local como servidora de carreira. “Receber um equipamento com essa qualidade para a população é uma emoção”, destacou.
Especialidades – O Centro Integrado de Saúde conta com as seguintes especialidades na Policlínica, algumas ainda em implantação: ortopedia, endocrinologia, gastroenterologia, cirurgia vascular, dermatologia, oncologia, cirurgia geral, cabeça e pescoço, acupuntura, cardiologia, pneumologia, nutrição, fonoaudiologia, neurologia, urologia. No SAISM, as mulheres podem recorrer a mastologista, ginecologista, pré-natal de alto risco, planejamento familiar, psicologia e nutricionista. Já no SAISI, as especialidades são urologia, neurologia e geriatria.
Representando o Poder Legislativo, participaram da solenidade a vereadora Jaque Barbosa e os vereadores Tinho e Afonsinho, que destacaram a parceria com o Poder Executivo por meio das emendar destinadas à área da Saúde. Tinho lembrou que a ampliação das especialidades era uma cobrança da população, agora atendida pelo CIS. A vereadora Jaque Barbosa lembrou que fez seu pré-natal no antigo prédio do Serviço de Atendimento Integral à Saúde da Mulher e que as novas instalações mostram-se um “avanço muito grande para os moradores da cidade, um espaço acolhedor e aconchegante”.
A união dos serviços de Saúde tem o objetivo, como diz o nome do Centro, de integrar o atendimento à Saúde, reunindo especialidades e novos profissionais de medicina. O SAISI substitui o Centro de Referência do Idoso (CRI). O novo nome representa um novo momento da política pública para o atendimento dessa parte da população, de integração com as especialidades da Policlínica. O telefone do SAISI é o 3367-3036 e o do SAISM é 3367-3035.
Por: Alessandro Atanes/SMS
Fotos: Gerson Guimarães