...

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cubatão realiza pré-conferências nesta quinta (28)

Desenvolver campanhas voltadas à conscientização, à potencialidade e à garantia dos direitos das pessoas com deficiência são alguns dos propósitos do Comdef
  • 2 min de leitura

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cubatão (Comdef) convida todas as entidades e a comunidade em geral para participar das pré-conferências municipais que acontecem nesta quinta-feira (28), na sede do Rotary Club de Cubatão (rua XV de Novembro, 90), na Vila Nova. A primeira reunião será às 8 horas e a segunda, às 13 horas. O órgão é composto por 28 conselheiros (entre titulares e suplentes), representando diversos setores da sociedade civil organizada e da Administração Municipal.

Nas duas Pré-Conferências são para discutir e colher propostas que serão levadas à Conferência no final de outubro, quando serão escolhidas (votadas)  as duas propostas de cada eixo a serem levadas à Conferência Estadual. Destas, uma de cada eixo irá à Conferência Nacional, além de cinco propostas que serão levadas à Administração Municipal.

Os eixos de discussão são: I – Estratégias para aprimoramento d o Controle Social e participação da PCD; II – Garantia de acesso da PCD às Políticas Públicas; III – Financiamento da promoção de direitos da PCD; IV – Cidadania e Acessibilidade: V – Os desafios para a comunicação universal.

O Comdef deve desenvolver campanhas de conscientização, principalmente junto às empresas de Cubatão, com foco na potencialidade das pessoas com deficiência e seus direitos, considerados inalienáveis, conforme explica Francisco ‘Tico’ Barbosa, atual presidente do Conselho. Ele considera importante a participação da sociedade nas pré-conferências para ajudar a discutir os temas tão caros à população.

“Esse conselho tem a responsabilidade de implementar e executar a integração social, propor medidas em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, organizar cursos, palestras, seminários e pesquisas para aprimorar e aprofundar os debates, inclusive com a administração, com intuito de transformar Cubatão numa cidade cada vez mais inclusiva e acessível. Por isso, é fundamental que as pessoas,  comunidade e entidades que atendam PCD, compareçam, se envolvam e façam parte desse debate”, ressalta.

Por: Ismael Pereira/Secom Cubatão
Foto: Freepik

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais