A Prefeitura de Cubatão realizou nesta quarta-feira (11) a Conferência Municipal das Cidades. Esta foi a primeira vez que o município promove um evento do tipo. Instituída pelo Governo Federal, a conferência é realizada em três etapas: municipal, estadual e nacional. A medida tem como objetivo central avaliar e propor diretrizes para a política urbana. Por isso, entre os principais temas debatidos foram ‘mobilidade urbana’, ‘habitação’, ‘saneamento básico’, ‘uso e ocupação do solo’, ‘meio ambiente’ e ‘governança democrática nas cidades’.
O evento é considerado também como uma ferramenta essencial para fortalecer a gestão participativa, ampliar o diálogo entre os diversos setores da sociedade, assegurando que a população tenha voz ativa na construção de cidades mais justas, sustentáveis e com melhor qualidade de vida para todos. Ou seja: é um espaço democrático destinado ao debate e à construção coletiva de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, participativo e inclusivo.
A vasta programação transcorreu das 9 às 21 horas e reuniu representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais, setor empresarial, instituições acadêmicas e organizações não governamentais (ONGs), cujo propósito principal é de discutir os principais desafios e propor soluções para as cidades brasileiras, em especial para Cubatão.
A abertura contou com a presença das seguintes autoridades. Os trabalhos aconteceram no Auditório do Instituto Federal Instituto Federal de São Paulo IFSP- Campus Cubatão, Jardim Casqueiro. As atividades começam a partir das 9 horas, seguindo por todo o dia. As três rodadas de debates temáticos foram feitas com base nos eixos apresentados, os quais visaram à construção de propostas, que foram analisadas, votadas e encaminhadas à próxima fase. Para tal, foram escolhidos 13 delas, por meio de eleição neste mesmo evento. Os eleitos vão representar o município e apresentarem as propostas da cidade na conferência Estadual.
Aprovadas a propostas e feito a leitura dos nomes dos delegados, a organização deu como encerrada com sucesso a 1ª Conferência Municipal das Cidades em Cubatão.
Por: Secom Cubatão



