Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Cubatão terão aulas de canto coral a partir do mês de agosto. A novidade faz parte do Projeto de Valorização e Incentivo ao Aluno do EJA, que tem por objetivo engajar, tornar a experiência educacional mais atrativa e valorizar o currículo escolar do aluno. As aulas acontecem duas vezes por semana na UME Dom Pedro I, na Vila Natal, como projeto-piloto, sempre a partir das 18 horas, antes da aula regular. Para participar, basta o aluno procurar a secretaria da escola. As aulas ocorrem em parceria com a Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”, também conhecido como o antigo Conservatório Musical.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o projeto tem como finalidade promover maior incentivo, engajamento e atualização pedagógica para jovens a partir de 15 anos, alinhada às demandas contemporâneas. “A proposta surgiu a partir de reuniões com os gestores das unidades escolares que ofertam o EJA, que manifestaram preocupações quanto à necessidade de estimular a permanência dos estudantes, fortalecendo tanto seu desenvolvimento acadêmico quanto pessoal e profissional. Por isso, os cursos visam agregar valor à formação dos alunos, oferecendo conteúdos de natureza prática, com potencial de expansão profissional”, explicou a chefe do Ensino de Jovens e Adultos Ângela de Fátima dos Santos.
Neste momento, são oferecidas 10 vagas para as turmas de canto coral. “Se as vagas não forem preenchidas, abriremos para a comunidade, dada a importância de ter um grupo e também para dar a oportunidade de jovens e adultos a se reaproximarem da escola e retomarem os estudos – se for o caso”, completa.
Segundo a secretaria, o projeto ainda prevê aulas de inglês, empreendedorismo e informática. Para isso, foi realizada uma pesquisa com os próprios alunos, que pediram por esses cursos. Essa demanda está em fase de implementação, que pode ser ofertada em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem polo em Cubatão. Outro pedido feito pelos alunos são aulas de reforço, também ouvido pela Seduc, e em fase de implementação.
Atualmente, há cerca de 400 alunos com matrícula ativa do EJA na rede municipal, sendo 71 dos anos iniciais e 320 dos anos finais. Além da UME Dom Pedro I, mais quatro unidades ofertam o EJA: UME Bernardo José Maria de Lorena (Vila Nova); UME Padre Manoel da Nóbrega (Jardim Casqueiro); UME Padre José de Anchieta (Parque Fernando Jorge) e UME Rui Barbosa (Ilha Caraguatá). “O objetivo é que o projeto atenda todas elas”, ressalta a Seduc.
Por: Secom Cubatão/MA
Foto: Freepik