...

Professores de matemática e gestores da rede municipal de ensino participam de parada pedagógica

Participaram professores do Ensino Fundamental (Anos Finais), EJA e gestores sobre letramento matemático e recomposição de aprendizagem
  • 3 min de leitura

O Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), da  Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu mais uma parada pedagógica ao corpo docente do município, nesta quarta (20), no auditório da Secretaria de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo (Semipee). Com o tema Letramento Matemático e Recomposição de Aprendizagem, a capacitação foi voltada a professores dos anos finais (Ensino Fundamental II) de Matemática, professores do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e a gestores (diretores, coordenadores e orientadores e educacionais).

O encontro reuniu cerca de 100 servidores, divididos no período da manhã e da tarde, ministrado pela professora doutora em Matemática Maria Ignez de Souza Vieira Diniz. “Aprender matemática é necessário para a vida. É um exercício de cidadania, para se conseguir um bom trabalho, ter qualidade de vida”, declarou Diniz. Entre os tópicos abordados, ela falou sobre as habilidades essenciais que o estudante deve dominar para avançar nos estudos (escopo), sobre a ordem lógica progressiva que o conteúdo é ensinado (sequência) e sobre estratégias de recuperação do aluno. A capacitação envolveu os professores e os gestores, que não só ouviram, mas também interagiram e realizaram atividade prática, em grupo, fazendo o papel do aluno em sala de aula.

Maria Ignez é doutora em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, especialista em Educação Matemática e coautora dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para o Ensino Médio. Foi professora da USP e, atualmente, é diretora e fundadora do Grupo Mathema, onde atua em pesquisas, elaboração de currículos, formação de professores e produção de materiais didáticos. Autora de diversas obras de referência na área, contribui de forma decisiva para a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática no Brasil.

De acordo com a coordenadora do CAPFC, Cátia Cristina Silva, o tema foi um pedido dos próprios professores. “A capacitação tem por objetivo trazer reflexão e ideias para motivar o aluno e para que ele saiba que é capaz de aprender”, explicou. “Dessa forma, o Centro de Apoio está trazendo temáticas específicas para as necessidades de cada professor”. No dia 27, haverá parada pedagógica para os professores de Artes, Educação Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências, Geografia e História.

Mais sobre a Parada Pedagógica – Oferece formação continuada aos profissionais da rede municipal de ensino de Cubatão. A iniciativa promove momentos de estudo, troca de experiências e fortalecimento das práticas pedagógicas, visando atender às necessidades dos alunos e respeitar suas dificuldades, potencialidades e realidades.

Texto: Secom Cubatão/MM
Fotos: Secom Cubatão/Theo Jr

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais