Este fim de semana do Guará Fest está repleto de atividades culturais, com música, teatro, oficinas, exibição de documentários, sempre começando na sexta, a partir das 15 horas, no Píer do Casqueiro (Av. Beira Mar, s/nº). O destaque deste fim de semana são os nacionalmente conhecidos Banda Planta e Raiz, no sábado (20), e o cantor Projota, no domingo (21). A programação completa está abaixo. O Guará Fest é uma realização da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e de Comunicação Social, e Teatro do Kaos.
Este ano, o Guará Fest também abriga as atrações do Festival do Mangue, por isso que no sábado (20), a partir das 18h, Planta & Raiz traz seu raggae e grandes sucessos da carreira, que já dura 25 anos. São 13 álbuns e canções super conhecidas como “Com certeza”, “Aquele lugar” e “Pra poucos”, além da regravações de outras bandas. No domingo (21), também a partir das 18h, o rapper Projota desembarca em Cubatão pela primeira vez trazendo na bagagem sucessos de sua biografia consolidada, além de colaborações com diversos artistas, incluindo Emicida, Anitta e Marcelo D2. Projota destacou-se inicialmente em batalhas de MC’s, como a do Santa Cruz e a Rinha dos MC’s, e depois lançou diversos sucessos, alcançando fama nacional a partir de 2011.
Pela primeira vez, a 3ª edição do Festival Mangue, Arte e Cultura, estará presente no Guará Fest. Além dos shows musicais, haverá exposição fotográfica, oficina de grafite com Marco Tuim, oficina de cultivo de mudas, passeio de canoa de havaiana e gastronomia.
A diversidade artístico-cultural prevista no Guará Fest oportuniza à população uma gama de espetáculos e atividades gratuitas até dia 28 de setembro, em que participam mais de 500 artistas cubatenses, documentaristas, músicos, artesãos, dançarinos, entre outros profissionais que promovem a cultura, a diversidade e o desenvolvimento sustentável. Além disso, o evento conta com a Tenda de despressurização, um espaço acessível e tranquilo para que pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) possam relaxar e se autorregular, sob a supervisão de psicólogos. No local também haverá atividades lúdicas.
O Festival foi dividido em diversas Estações espalhadas pelo Píer, cada uma delas abrigando uma atividade. São elas:
Estação 1 – Palco Principal
Estação 2 – Corredor da Arena
Estação 3 – Emborrachado Azul
Estaçao 4 – Obelisco
Estação 5 – Afonso Schmidt
Estação 6 – Píer 1
Estação 7 – Píer 2
Estação 8 – Pista de Skate
Estação 9 – Atrás do tleão
Estação 10 – Tenda de Despressurização
O Guará Fest é também um marco no lançamento em Cubatão do ODS 19, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, ligado à Agenda 2030 da ONU, que abrange arte, cultura e comunicação. É uma proposta adicional que visa promover a pluralidade cultural, a democratização da arte e a comunicação inclusiva, reconhecendo o vital papel da cultura e da arte para um futuro sustentável. O festival é realizado pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Comunicação Social, em parceria com o Teatro do Kaos. Confira a programação deste fim de semana:
19 de setembro, sexta-feira
15h – Mostra Audiovisual – Estação 4 – com áudiodescrição
“Cubatão no Ar” – TV Polo
“Vídeo Arte” – Voduù Produções
“E Se Jesus Nascesse no Mangue” – ISAC-VP
Roda de conversa com os artistas criadores dos curtas exibidos
18h – Mostra de Filmes Nacionais
16h às 18h – Oficina: Fanzine – Eternizando Histórias – Pankekas – Estação 9
17h às 18h – Oficina: Minibonecas de pano – Nanci Bispo – Estação 3
19h às 19h30 – Dança: Fashionista – Estúdio de Dança Everton Andrade – Estação 2
19h30 – Teatro: Calma e Constância – Coletivo Valsa Pra Lua – Estação 7
20h às 21h – Show: Mulheres que Sambam – Simone Ancelmo – Estação 1
Mostra Hip Hop Cubatão – Estação 8
19h – Batalha de Rima – Duelo de MC’s
19h – Show: Ideologia Letal 10 Anos
20h – Show: Zero7 MC Avenus Lírio
21h – Show: Apresentação Original Hip Hop
15h às 22h – Tenda de despressurização – acessibilidade
20 de setembro, sábado
9h às 12h30 – Mostra de Teatro: Etec de Cubatão – Estação 1
13h – Show: Banda Come on Rock – Estação 1
14h – Quick Massage com Magaly Patrício – Espaço Spa – Festival Mangue
14h30 – Mayarah Magalhães – Festival Mangue – Estação 1
16h – Garage Fuzz – Festival Mangue – Estação 1
16h – Oficina: Cultivo de mudas – Alex Cruz da Cultivar – Festival Mangue
16h – Oficinas de Graffiti – Festival Mangue – Estação 8
16h às 18h – Oficina: Pintura e Desenho – Isabela Sessa – Estação 3
17h às 18h – Apresentação: Roda de Capoeira – Meninos Guerreiros – Estação 7
18h – Planta & Raiz – Festival Mangue – Estação 1
20h – Via Rock Trio – Festival Mangue – Estação 1
15h às 22h – Tenda de despressurização – Acessibilidade
21 de setembro, domingo
9h / 10h30 / 12h – Passeio de Canoa Havaiana – Inscrições prévias no evento – Festival Mangue
13h – Show: The Grandpa’s – Festival Mangue
14h – Apresentação: Trânsito em Alto Mar (CMT) – Estação 4
14h – Quick Massage com Magaly Patrício – Espaço Spa – Festival Mangue
14h30 – Forró Gambiarra – Festival Mangue – Estação 1
15h às 22h – Tenda de despressurização – acessibilidade
15h às 15h50 – Oficina de dança: Break na Vibe – Vinicius Silva – Estação 3
15h às 16h – Desenhando na Praça – Ricardo Oliveira e Luiz Carlos Coitim – Estação 7
16h – Oficina: Cultivo de mudas – Alex Cruz da Cultivar – Festival Mangue
16h – Oficina: Graffiti – Festival Mangue – Estação 8
16h – Sugar Kane – Festival Mangue – Estação 1
16h às 16h30 – Meu Amigo Faz “iii’’ – Contação de Histórias – Coletivo Valsa para a Lua – Estação 4 – Libras e áudiodescrição
16h30 – Apresentação: O errado e o certo no trânsito dos insetos (CMT) – Estação 4
18h – Show: Projota – Festival Mangue – Estação 1
19h30 – Apresentação: Calma e Constância – Coletivo Valsa Pra Lua – Libras e AD
20h – Show: Anderson Borges e Fabrício Rodrigues – Festival Mangue – Estação 1
15h às 22h – Tenda de despressurização – Acessibilidade
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 19 – Arte, cultura e comunicação.
Por: Secom Cubatão/MA



