O Fundo Social de Solidariedade de Cubatão (FSS) recebeu moção de aplauso da Câmara Municipal da Cidade nesta tarde (30). A homenagem foi entregue à presidente do FSS, Simone Lopes, que tem comandado os trabalhos junto ao Fundo, ampliando a atuação do órgão nas comunidades mais vulneráveis. Ao lado da curadora do Fundo Social e primeira-dama Janaína Lopes, o principal destaque é a descentralização das entregas de alimentos, roupas e demais produtos, que vêm sendo realizadas desde o início do ano diretamente nos bairros e nos CRAS de referência, sem a necessidade de deslocamento das famílias até outras localidades.
“É muito gratificante receber essa homenagem que é resultado do nosso trabalho junto àqueles que mais precisam”, afirmou Simone Lopes, agradecendo toda equipe que atua no FSS: “É impossível realizar um serviço de excelência sozinho. A ação do FSS é resultado do empenho de todos”.
O Fundo Social de Solidariedade foi criado no início dos anos 1980 e desde então é um órgão vinculado ao Gabinete do Prefeito. Embora as pessoas atendidas cheguem pelo Cadastro Único, via Assistência Social, importante destacar que o órgão não oferece assistência social imediata: trata-se de ajuda humanitária, promovendo autonomia das famílias por meio de doação de cestas de alimentos, água, roupas, agasalhos, produtos de higiene pessoal, entre outros. Eventualmente também desenvolve campanhas em parceria com o Fundo Social do Estado e na ajuda de outros municípios, em ações específicas. Atualmente o FSS de Cubatão tem sede no Parque Anilinas, na entrada lateral, na Rua Assembleia de Deus, 435, no Jardim São Francisco.
A moção de aplauso foi indicada pelo vereador Afonsinho que destacou a importância da homenagem em reconhecimento ao trabalho que o Fundo desenvolve na cidade. Vários parlamentares fizeram o uso da palavra, destacando a forte atuação do FSS no município.
Fotos: Secom Cubatão/Theo Jr