Cubatão vai passar a ter Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de vidro, o Programa Vidro Vira Vidro. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal. O lançamento será nesta quarta (3), às 10h, na Sala de reuniões do Gabinete do Prefeito (Praça dos Emancipadores, s/nº – 2º andar).
A ação é realizada pelo Governo Municipal em parceria com a Massfix, maior empresa de reciclagem de vidros da América Latina (especializada na coleta e processamento de diversos tipos de resíduos de vidro), e Verallia, multinacional francesa líder na fabricação de embalagens de vido para alimentos e bebidas.
O programa consiste na coleta e reciclagem do material, retornando à cadeia produtiva da própria indústria, virando novas embalagens. A parceria foi estabelecida por meio de chamamento público: a Prefeitura é responsável pela disponibilização dos espaços públicos para instalação dos pontos de coleta; a empresa pelo fornecimento dos PEVs; já a Massfix, pela coleta e destinação adequada do vidro recolhido. Os pontos que receberão os PEVs serão conhecidos durante o lançamento.
Com a chegada do programa, Cubatão se consolida como agente em prol da sustentabilidade e reforça a importância da colaboração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil na promoção da reciclagem e da economia circular. “A adesão ao Vidro Vira Vidro, reafirma o compromisso do município com a responsabilidade compartilhada e com a construção de uma cidade mais sustentável. A gestão dos resíduos não é apenas dever do poder público; ela exige o engajamento das empresas e da população”, declarou o secretário de Meio Ambiente Cleiton Jordão Santos. “É um exemplo concreto de como a logística reversa e a economia circular podem transformar desafios ambientais em oportunidades de desenvolvimento. Cada garrafa que volta ao ciclo produtivo representa menos impacto no meio ambiente e mais eficiência para toda a cadeia. Estamos avançando juntos rumo a uma Cubatão mais limpa, consciente e inovadora”, declarou.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12 – consumo e produção responsáveis; ODS 13 – ação contra a mudança global do clima; ODS 17 – parcerias e meios de implementação.
Por: Secom Cubatão/MA
Foto: Freepik



