A Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal (Semam-SCBem), por meio do Departamento de Educação Ambiental, divulgou na tarde desta sexta-feira (28) o resultado da ‘Gincana Sustentável’ realizada na escola UME Marta Josete-CEU III, com alunos de 6 a 9 anos do Ensino Fundamental. As ações ocorreram de 10 a 28 novembro, como parte das ações de Educação Ambiental desenvolvidas no município. A atividade resultou no recolhimento de mais de mais de 1.500 quilos de materiais.
O projeto teve como objetivo promover a conscientização ambiental entre alunos, incentivando-os a desenvolver práticas sustentáveis e o correto descarte de resíduos recicláveis, como papelão e outros, mas o foco especial foi na coleta de materiais plásticos. Neste período da Gincana, as turmas tinham a missão de arrecadar diversas embalagens recicláveis. Ao final, a sala de aula que mais arrecadasse materiais seria declarada vencedora, recebendo como prêmio uma atividade extraclasse: sessão de cinema com pipoca, como forma de reconhecimento pelo exemplo de engajamento e comprometimento ambiental.
Patrícia Barbosa, Diretora de Educação Ambiental da Semam-SCBem, confirmou que todo o material arrecadado foi destinado à ABC Marbas, parceira no projeto, o que, segundo ela, contribui para o fortalecimento da Associação e para a valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis de Cubatão. “Serve também como fomento à economia circular, sendo muito útil à sustentabilidade local. No período da Gincana, as atividades contaram com interação do Departamento de Bem-estar Animal, informando e conscientizando sobre a Guarda-Responsável dos Pets”, disse.
O anúncio do resultado coube ao diretor da UME CEU III, Ivo de Oliveira. A contagem final feita pela Associação apontou que, dos mais de 1.500 quilos coletados na Gincana, a turma que arrecadou maior quantidade de material foi o 2º ano A, com 430,9 quilos. Em 2º e 3º lugares, respectivamente, com 223,4 e 207,7 quilos, ficaram as turmas do 2º ano B e 1º ano A.
O anúncio pegou a turma de surpresa, pois os alunos estavam na hora da ceia. Já no refeitório, foi dito que o pessoal da organização queria transmitir uma mensagem de agradecimento pela participação. Com olhares atentos e em silêncio, eles ouviram que: “com mais de 400 quilos trazidos à escola, a vencedora foi a turma do… 2º A”. Foi o bastante para romper o silêncio momentâneo e se transformar em uma ‘explosão de contentamento’ e gritos de comemoração. Uma alegria imensa, que deixou os organizadores e a direção da Escola visivelmente emocionados.
A turma vencedora vai usufruir da premiação 2 de dezembro, terça-feira, quando os alunos irão ao Cinema da Cidade, que fica dentro do Parque Anilinas. E para contemplar as demais turmas participantes da Gincana, o diretor da Unidade ficou de lhes proporcionar atividade interna denominada ‘Cinema na Escola’, também com direito a pipoca e refrigerante.
“Os alunos da sala vencedora vão comemorar no Cinema, de fato, e as demais irão sentir o gosto da vitória pelo exemplo de comprometimento na própria Escola, com um filme infantil e a tradicional pipoca. E tenho certeza de que eles vão gostar muito”, afirmou o diretor. Na sua visão, esse tipo de reconhecimento é importante para eles aprenderem que, embora a vida seja uma eterna competição, ela também pode ser ‘cooperativa’, pois o resultado final da Gincana, com mais de 1,5 tonelada de materiais recicláveis, foi em razão de um engajamento coletivo deles, fruto do empenho de todas as salas, com apoio das professoras.
O diretor disse ainda que o tema ‘Meio Ambiente’ é transversal e que vem sendo bastante trabalhado na unidade. “São atividades variadas que estimulam a conscientização ambiental desde cedo aos alunos. E que o reflexo do trabalho pedagógico das docentes foi visto no resultado desta Gincana. Eles aprendem que, para viver em uma cidade sustentável, todos precisam cooperar, começando pela Escola”, concluiu.
Quem também ressaltou o sucesso da Gincana foi uma das diretoras da ABC Marbas, Fernanda Bento. “Foi lindo ver o empenho de todos os alunos, foi uma ‘brincadeira’ levado a sério. Eles abraçaram a ideia e levaram aos pais. Muito gratificante vê-los trazendo a cada dia um pouco de material reciclável, demonstrando com a família deles a preocupação com o ambiente ao seu redor. As crianças se sentiam confortáveis e mais confiantes ao verem que os pais entenderam a proposta da ação e entraram na missão”, disse.
Por: Secom Cubatão/IP
Fotos: Secom Cubatão/Luiza Cavalcante-Estagiária de Jornalismo





























