O mutirão de exames laboratoriais no sábado (20) na Unidade de Saúde da Família (USF) do CAIC/Vila dos Pescadores atendeu 184 pessoas e realizou 2.730 procedimentos. Com esse sábado, os cinco mutirões já realizados atenderam mais de 900 pessoas em mais de 13.600 exames laboratoriais, entre os quais hemogramas completos, detecção de colesterol, dosagem de creatinina, dosagem de cálcio, dosagem de ureia, triglicerídeos, dosagem de vitaminas, exames para detecção de parasitas ou de antígeno para a identificação do HIV ou de doenças como sífilis ou linfomas.
Com o objetivo de reduzir a fila de espera nas unidades de Saúde, a Secretaria de Saúde tem convocado pacientes e agendado exames aos sábados ou pontos facultativos desde o final de novembro. Antes do CAIC, o mutirão já havia passado também pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Casqueiro, USF da Vila dos Pescadores, USF Jardim Nova República (Bolsão 8) e UBS Vila Nova.
Dois outros mutirões devem ser realizados ainda em 2025, dia 26, sexta-feira, com uma segunda ação na USF Jardim Nova República e, no dia 27, sábado, na USF Jardim 31 de Março, das 7 às 12 horas.
A Secretaria de Saúde recomenda que os moradores destes dois bairros que estão com pedidos de exames fiquem atentos aos telefones fornecidos nas Unidades, pois a Central de Vagas está ligando para o devido agendamento. Em caso de abstenção, a unidade atenderá por demanda espontânea de acordo com o número de vagas abertas pelas ausências. Nesse caso, é necessário levar documento com foto, cartão SUS e o encaminhamento médico.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – Saúde e Bem-estar, ODS 10 – Redução das desigualdades, ODS16 – Paz, justiça e instituições eficazes. Conheça os ODS propostos em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs .
Por: Secom Cubatão/AA
Fotos: Divulgação PMC



