Agentes Comunitários de Saúde passam por formação do Governo do Estado

Atividade com 400 horas foi realizada ao longo de seis meses
 
Após seis meses de atividades de formação e estudos, 132 agentes comunitários de Saúde (ACSs) da Secretaria de Saúde de Cubatão receberam nessa segunda-feira, dia 18, seus diplomas devido à participação no curso “Formação Inicial e Continuada para Agente Comunitário de Saúde”.
Realizado pelo Centro de Recursos Humanos para o SUS, da Secretaria de Saúde do Estado, o curso reúne 400 horas de atividades teórico-práticas e de prática profissional. O primeiro eixo é dividido entre Unidade de Saúde, com informações sobre políticas públicas de Saúde e sobre o funcionamento e organograma das unidades; Comunidade, sobre o território de atuação e promoção da Saúde; e Domicílio, sobre as relações comunitárias e familiares. O segundo eixo parte de uma pesquisa sobre o que o usuário pensa do SUS para tratar das práticas dos ACSs e os processos de comunicação com a comunidade.
Agente comunitário da Unidade de Saúde da Família da Água Fria desde 2015, José Milton dos Santos diz que o curso propiciou uma visão mais integrativa, “um olhar mais observador”, entre o que está estipulado nas políticas públicas e o dia a dia da atividade. Ele também destaca a interação com os agentes de outras unidades: “Vemos que a realidade de cada UBS é diferente, de cada família é diferente. O relacionamento interpessoal está melhor, ao mesmo tempo o trabalho está mais focado em atender a população.
 
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais