Assistência Social realiza campanha de combate ao abuso contra crianças e adolescentes nesta quinta-feira (18)

Ação ocorre a partir das 10 horas entre a Av. Nove de Abril e a Rua Bernardo Pinto, no Centro

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promovem campanha de conscientização, nesta quinta-feira (18), no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação ocorre a partir das 10 horas, entre a Av. Nove de Abril e a Rua Bernardo Pinto, no Centro. Equipes da Semas estarão no local realizando panfletagem com informações sobre a importância desse dia, o que é violência e abuso, como evitar e como denunciar.

Sobre o 18 de Maio – a data tem por objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e do adolescente, de modo a difundir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual.

De acordo com a Rede Suas, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24 horas nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Por: Marisol de Andrade/Secom
Arte: Secom