Aulas do curso on-line do Coral Zanzalá começam neste sábado (20)

“Encontre seu canto com o Coral Zanzalá” tem participantes de toda Região, 7 estados brasileiros e até de Portugal. Projeto é gratuito e acontece com recursos da Lei Aldir Blanc

O curso on-line gratuito ministrado pelo Coral Zanzalá, que vai ensinar os fundamentos do canto coral, tem início neste sábado (20). Pelo menos 86 pessoas participam dos encontros virtuais. O projeto tem inscritos até de Portugal, além de 7 Estados brasileiros e toda a região da Baixada Santista.
Dos encontros, participam pessoas com idades entre 16 e 55 anos, a maioria mulheres. Serão quatro aulas on-line em 20 e 27 de fevereiro, e 6 e 13 de março. Os alunos vão aprender sobre a divisão de vozes, como é cantar em conjunto, importância da expressão corporal e iniciação ao letramento digital (orientações sobre gravação de áudio e vídeo para formações de canto coral).
O número de inscritos superou as expectativas. Seriam 50 vagas inicialmente, porém diante da imensa procura, optou-se por expandir o número de participações. Além de alunos da Baixada Santista, interior de São Paulo e Capital, o minicurso terá participantes do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
“Nosso principal objetivo é estimular as pessoas a cantar e mostrar que todo mundo pode fazê-lo. Foi muito bom descobrir que tem tanta gente interessada em aprender mais sobre canto coral e de tão longe. Será uma troca de experiências incrível”, afirmou Maria Fernanda Tavares, coordenadora do projeto e regente-adjunta do Zanzalá.
O projeto “Encontre seu canto com o Coral Zanzalá” é realizado pela Associação Artística Zanzalá – Arzanza com recursos do benefício advindo da lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural), do Governo Federal, viabilizada por prêmios a artistas e espaços culturais por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão. O Coral Zanzalá foi contemplado com o prêmio na categoria Reconhecimento à trajetória entre outras 33 ações da cidade. Em contrapartida, oferece esse minicurso virtual.
As oficinas virtuais – Pelo menos 30 cantores do Zanzalá dividirão sua expertise com os alunos por meio das salas virtuais, 7 no total, divididas em naipes (que é a divisão das vozes). O acesso será informado dias antes do início do curso, será pela plataforma “Zoom” que dá a oportunidade de separar em diferentes salas de bate-papo.
A coordenadora do projeto destaca que ao final do minicurso os alunos participarão da gravação de um vídeo no formato “mosaico” em que todos aparecem cantando ao mesmo tempo. “A ideia é que coloquem em prática tudo o que aprenderam no curso e cantem. O material será editado e teremos um grande coral de pelo menos 100 vozes (alunos e cantores do Coral Zanzalá). Em apenas 4 encontros vamos mostrar como é possível usar a música para envolver as pessoas e desenvolver novos sentidos”, diz Maria Fernanda.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais