...

Cidade de Cubatão apresenta prioridades de saneamento em reunião com a  Sabesp

Município reforçou demandas por obras, acompanhou a apresentação do plano de R$ 8 bilhões para a Baixada Santista e garantiu investimentos estratégicos para Cubatão
  • 4 min de leitura

A Cidade de Cubatão participou, nesta sexta-feira (26), da reunião promovida pela Sabesp no Museu Pelé, em Santos, que reuniu prefeitos e representantes dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista para a apresentação do plano de investimentos da companhia e da nova estrutura de governança do saneamento no Estado de São Paulo. Representando o prefeito Cesar Nascimento, participaram do encontro o secretário de Governo e Comunicação, Guilherme Amaral, e o secretário-adjunto de Obras e Desenvolvimento Urbano, Lindomar Nascimento.

Durante a reunião, a Sabesp apresentou o plano de investimentos para a Baixada Santista, que prevê R$ 8 bilhões em obras entre 2026 e 2029, com foco na ampliação dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. O objetivo é universalizar os serviços de saneamento nos nove municípios da região até 2029. Para Cubatão, a companhia confirmou importantes investimentos, entre eles R$ 60,8 milhões para a recuperação da Estação de Tratamento de Água (ETA 3) e R$ 64 milhões destinados às obras de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário do Vale Verde, fortalecendo a infraestrutura de abastecimento e coleta de esgoto do município.

Na oportunidade, a Cidade de Cubatão apresentou as demandas consideradas prioritárias pela Administração Municipal. Entre elas, estão as obras de saneamento na Vila Esperança, Sítio Novo, Morro do Índio (núcleos da Vila Esperança) e a ampliação das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto na Vila dos Pescadores. Outro ponto defendido pelo município foi a necessidade de sincronizar o cronograma das obras da Sabesp com as intervenções de pavimentação executadas pela Cidade, especialmente na Vila dos Pescadores. O alinhamento entre a implantação das redes de água e esgoto e as obras de asfaltamento evitará retrabalho, proporcionará maior eficiência na execução dos serviços e garantirá melhor aplicação dos recursos públicos.

Representando o prefeito César Nascimento, o secretário de Governo e Comunicação, Guilherme Amaral, destacou que a participação do município fortalece o diálogo institucional e assegura que as prioridades de Cubatão estejam contempladas no planejamento regional. “Cubatão apresentou suas prioridades e reafirmou a necessidade de investimentos que acompanhem o crescimento e as demandas da cidade. Além das obras já previstas, defendemos avanços no saneamento da Vila Esperança, Sítio Novo, Morro do Índio e Vila dos Pescadores, sempre com planejamento integrado entre a Sabesp e a Prefeitura. Essa sintonia é essencial para garantir eficiência, economia de recursos e mais qualidade de vida para a população”.

Outro tema tratado no Encontro foi a Tarifa Social da Sabesp. A companhia informou que o benefício é concedido automaticamente às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que atendam aos critérios do programa. Para isso, foi reforçada a importância de as Secretarias Municipais de Assistência Social manterem os cadastros sempre atualizados, garantindo que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao desconto na tarifa de água e esgoto.

A reunião também apresentou a nova estrutura de governança do saneamento no Estado de São Paulo e destacou o papel dos municípios na definição da ordem de prioridade das obras previstas para os próximos anos. As prefeituras participarão diretamente da construção do cronograma de investimentos, permitindo maior integração entre o planejamento urbano municipal e as intervenções da Sabesp.

A participação da Cidade de Cubatão reafirma o compromisso da Gestão do prefeito César Nascimento em acompanhar de forma permanente os investimentos em infraestrutura e saneamento, defendendo projetos que ampliem o acesso aos serviços essenciais, promovam mais saúde pública, desenvolvimento urbano e qualidade de vida para toda a população.

 

Por: Secom Cubatão/JMA
Foto: Secom Cubatão/José Mário Alves