Cidade de Cubatão é contemplada com dois prêmios do programa #JuntosPelaCultura2021

Anúncio foi feito nesta terça-feira (13) no Palácio dos Bandeirantes

O município de Cubatão foi contemplado pelo programa #JuntosPelaCultura2021, do Governo do Estado. A boa notícia chegou nesta terça-feira (13), durante anúncio do governador João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. A cidade recebeu prêmios nas chamadas de Arte Urbana e também uma vaga no Curso Mais gestão SP, voltado ao aprofundamento no tema da economia criativa. Serão executados agora no segundo semestre.
O secretário municipal de Cultura, José Carlos Rodrigues, que recebeu os prêmios simbolicamente do próprio governador, destaca que o projeto une poder público e segmentos artísticos com o objetivo de fomentar e difundir a cultura. “Esse é um processo muito concorrido em que participam cidades de todo Estado. Além de promover ações culturais junto aos artistas aqui do município, é de grande importância ter o nome de Cubatão entre os contemplados”, afirmou José Carlos.
A comitiva de Cubatão foi representada, além do secretário, por Carlos França, diretor do Departamento de Articulação Institucional e Ação Cultural; Liliete Portes, diretora do Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural; e Juliana Sousa – Chefe do Serviço de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural. O programa é uma parceria das Secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo e vai destinar R$ 10,6 milhões para Prefeituras, artistas e organizações paulistas. A gestão e produção é da Amigos da Arte.
Arte Urbana – Nesta chamada, 10 municípios paulistas foram selecionados e receberão apoio para realização de murais de arte urbana que deverão ser criados por artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário cultural local e regional. Em Cubatão, os murais serão pintados no CEU das Artes, no Jardim Nova República (Bolsão Oito) e o projeto estará sob a coordenação do artista plástico Marco Tuim, referência da arte grafite na região. Ele se unirá a outros grafiteiros para revitalizará a fachada do equipamento.
Tuim realiza importante trabalho de formação e difusão do grafite por meio da Associação Sociocultural e Educacional Zabelê, com sede na Vila dos Pescadores, e atendeu centenas de jovens da cidade. Por toda Cubatão é possível apreciar as obras do artista: em uma das paredes do Centro de Oncologia, nas ruas do  Jardim Casqueiro e no próprio CEU das Artes. A maior delas está no Estradão da Vila Esperança, em projeto realizado com as unidades municipais de ensino.
Mais Gestão SP – Quarenta municípios foram selecionados para participar de atividades de formação e troca de experiências, visando fortalecer a economia criativa paulista. Para o Mais Gestão SP a Secretaria de Cultura de Cubatão (Secult), por meio do Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural, indicou a servidora pública Juliana Sousa.
Juliana é atriz, iluminadora e diretora teatral com formação técnica no Senac-Santos, atuando em diversos grupos e coletivos da cidade. Em 2006 ingressou na administração pública, assumindo a função de técnica artística na Secult. Atualmente é Chefe de Serviço e representante titular da Secretaria Municipal no Conselho de Política Cultural (CMPC) e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). A participação no Mais Gestão SP garantirá à cidade o aprofundamento nos conceitos da economia criativa para estabelecer novas políticas públicas que fortaleçam o setor cultural, gerando emprego e renda.
Fotos: Divulgação PMC
Link para fotos: clique AQUI ou acesse: https://link.shutterfly.com/2iwWXORpThb