Coletivo 302 é homenageado pela Prefeitura de Cubatão

O Coletivo 302, de Cubatão, foi homenageado nesta segunda-feira (27), pela Prefeitura Municipal. Representantes do grupo teatral foram recebidos pelo prefeito Ademário Oliveira em seu gabinete e presenteados com uma placa celebrando a vitória do Coletivo no 33º Prêmio Shell de Teatro, no último dia 21, no Rio de Janeiro. A placa está assinada pela Prefeitura e Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo.

Considerado um dos mais importantes do Brasil para este segmento artístico, o Prêmio avaliou a obra ‘Vila Parisi’, encenada pelo grupo no Cruzeiro Quinhentista, em Cubatão, e também no Mirada – Festival Ibero Americano de Artes Cênicas, produzido pelo Sesc Santos, em 2019, 2020 e 2022.

“É muito especial ver que a história das questões ambientais de Cubatão – hoje muito bem resolvidas por meio de nossa recuperação ambiental que é modelo para todo o mundo – serviu de pano de fundo para este Prêmio que coloca o Coletivo 302 em um lugar de destaque, reforçando a vocação artística da cidade”, disse Ademário.

O prefeito entregou uma placa comemorativa com os dizeres: “De Cuipataã a Zanzalá: que a nossa gente, suas memórias e transformações sejam sempre inspiração para a arte de vocês”. A conquista do Coletivo 302 foi na categoria ‘Energia que vem da gente’, que celebra iniciativas com impacto social positivo. A peça ‘Vila Parisi’ recebeu menção pela valorização da ancestralidade em Cubatão, pela reflexão sobre a herança socioambiental da época em que era a cidade mais poluída do mundo e pelo relevante trabalho de pesquisa sobre o município. O grupo conquistou o prêmio na primeira indicação.

“Estamos muito felizes porque a peça foi resultado de muitos anos de pesquisa e conta uma história que tem importância nacional e internacional, o legado ambiental de Cubatão. Gosto da frase que diz: ‘o que está nas trevas, temos que desvendar no breu’. É necessário que o debate e que as possibilidades de mudança surjam sempre, e isso no próprio lugar em que estamos”, disse Matheus Lípari, um dos representantes do Coletivo neste encontro. Participaram, também, Claudio Barazal, secretário de Comunicação da Prefeitura, e outros integrantes do grupo teatral – Alana Santos, Maysa Juvino e Thamirys O’hanna.

O espetáculo retrata a Vila Parisi, extinto bairro de Cubatão. A perspectiva de vida de operários que saíram de suas cidades atrás de um sonho foram temas pautados para a  elaboração do roteiro, assim como relatos de ex-moradores da Vila Parisi, que também contribuíram na produção do conteúdo. O objetivo do projeto é de que o público presente participe de uma vasta oportunidade sensorial, aprendendo mais sobre a história da cidade.

Além de ter sido encenado na cidade, o espetáculo foi selecionado e participou do Mirada, passo fundamental para garantir a indicação à premiação. O grupo também já participou do Mirada em outra edição com o documentário cênico Diário de Bordo: Vila Fabril.

O Coletivo 302, fundado em 2014, é um grupo artístico e de pesquisa que tem como foco o território, as memórias e a ancestralidade do seu local de atuação. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cubatão, os colaboradores desenvolvem suas atividades a partir de processos em conjunto, criando espetáculos teatrais, intervenções em espaços públicos, exposições em artes visuais, oficinas, entre outras atividades.

Prêmio Shell – Criado em 1988 e é considerado uma das mais tradicionais condecorações da cena teatral brasileira, contemplando artistas e espetáculos de melhor desempenho nas temporadas no eixo Rio-São Paulo. O anúncio dos vencedores é possível conferir no site www.shell.com.br na sessão Sociedade e Meio Ambiente.

Por Morgana Monteiro/Secom Cubatão
Fotos de Gerson Guimarães