Contêiner chega à UPA do Jardim Casqueiro para atendimento sobre coronavírus

Unidade terá consultório e quatro salas de medicação para atender pacientes com sintomas respiratórios

Chegou nesta sexta-feira (17) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Casqueiro o contêiner que será usado para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. Com espaço para triagem, consultório e quatro salas de medicação, o contêiner junto à UPA se une à carreta estacionada ao lado do Pronto-Socorro Central como parte das estratégias do município de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
O principal objetivo das duas unidades, quando começarem a atuar, é separar suspeitos de Covid-19 de pacientes com outros agravos ou comorbidades, prevenindo assim a disseminação do vírus. “A cidade de Cubatão está se preparando e estruturando com o objetivo de salvar vidas”, disse o prefeito durante a apresentação do contêiner. ele destacou que a própria UPA foi reformada e está com melhores condições de atender a população.
A carreta e o contêiner fazem parte das ações que vêm sendo tomadas pela Prefeitura e pela Secretaria de Saúde sob orientação do Comitê Estratégico Municipal COVID-19, que determina a estratégia de enfrentamento à pandemia no município.
Outra ação já tomada foi a ampliação de 25 leitos de enfermaria no Hospital Municipal de Cubatão, que aguarda nesse momento a liberação pelo Ministério da Saúde de mais 10 leitos de UTI no Hospital, já prontos para funcionar, com respiradores, custeio e equipe multidisciplinar.
Além dos recursos próprios da Secretaria e dos repasses estaduais e federais, houve um aporte de R$ 4.071.956,00, corresponde a emendas parlamentares impositivas que foram direcionadas pela Câmara Municipal para as ações contra a pandemia. Desse total, R$ 1.360.304,00 estão sendo investidos na compra de insumos como máscaras descartáveis, máscaras tipo N-95, óculos e gorros de proteção, aventais descartáveis, agulhas, álcool em gel, álcool 70, além de outros itens; outra parte, de R$ 500.000,00 na compra ou locação de equipamentos como monitores, respiradores, oxímetros e termômetros, entre outros.