...

Contemplados na 1ª fase da urbanização da Vila Esperança passam a ocupar os apartamentos em Cubatão

Edifício de interesse social começou a receber os moradores esta semana
  • 6 min de leitura

Para 116 famílias de Cubatão, começou nesta semana o sonho de habitar na casa própria em novo endereço: Rua Zenaide de Oliveira dos Santos, nº 127, na Vila Esperança. São as pessoas contemplas na 1ª fase do Conjunto Habitacional Bruno Covas, que faz parte do projeto de urbanização da Vila Esperança, realizado pela Prefeitura de Cubatão via Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), com construção dos edifícios pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do Governo do Estado. Durante este período, técnicos do Departamento de Desenvolvimento Comunitário da Sehab e do Serviço de Pós-Ocupação da CDHU estarão atuando no empreendimento para acolher, orientar os moradores, além de oficializar a entrega das chaves. A programação prevê que sejam atendidas 68 das 116 famílias contempladas só nesta semana. A previsão é de que dentro de três semanas, todas as famílias já estejam na casa nova.

Os apartamentos foram escolhidos pelos próprios moradores em reuniões anteriores. “Para esta etapa da mudança, as famílias estão sendo recebidas em grupos para possamos acompanhar o processo em cada unidade com mais atenção, onde cada morador possa conferir as condições do apartamento antes de assinar o contrato definitivo. Este ritual faz parte das garantias por parte da Construtora. Feito isso, a família já pode fazer a mudança no mesmo dia, se quiser”, explicaram os técnicos da Sehab. Assim ocorreu com 12 famílias nesta segunda-feira (21). Assim ocorreu com 12 famílias nesta segunda-feira (21).  Entre elas está Daiane Gonçalves e Rafael de Almeida, ambos com 31 anos de idade, que têm uma filha de 2 anos. Eles contam que não viam a hora de ter um lar para chamar de seu.

“Desde que foi confirmado de que um dos apartamentos seria nosso, quando escolhemos o andar e o número, estávamos na expectativa para este momento”, diz Rafael. “De fato, é a consumação de um sonho para nós, que aguardamos dois anos e dois meses enquanto se construía e legalizava tudo isso aqui. E a espera valeu pena. É uma nova etapa de nossas vidas e queremos ser felizes aqui”, completou a Daiane. Ela e o marido destacaram algo que se repetiu ao longo do dia com outros moradores: a visão privilegiada possibilitada pelo local, que vai bem além das janelas de muitos dos apartamentos. O casal se  aproximou da sacada externa do prédio e ficou, por alguns instantes, a contemplar a beleza do manguezal, visão que foi compartilhada com a mãe de Daiane, dona Conceição Gonçalves, de 64 anos, que fez questão de acompanhar o momento histórico do casal e ver  a felicidade de sua netinha pela nova morada.

Estrutura e investimentos – De acordo com a Administração Municipal, o projeto de urbanização da Vila não se resume à construção de moradias, é muito mais que uma obra. Fruto de convênio junto ao PAC, do Governo Federal, foram realizadas todas as obras de infraestrutura do bairro, com macro e microdrenagem, pavimentação, rede de água e de esgoto, energia elétrica e, ainda, o trabalho social. O entorno do complexo ainda vai receber praça, brinquedos para as crianças e duas escolas. “O investimento total da urbanização do bairro chegará a R$ 445 milhões por meio de verbas dos tesouros municipal, estadual e federal, destacando que a área onde estão sendo construídos os condomínios pertencia à União e foi repassada ao Município por meio de acordo de cooperação técnica viabilizado pelo Serviço de Patrimônio da União (SPU)”, explica a vice-prefeita Andrea Castro, que também é titular da Sehab.

Todas as famílias participam de financiamento habitacional junto à CDHU com prestações que comprometam até 20% da renda familiar e terão 30 anos para pagar. O Conjunto Habitacional faz parte do Programa ‘Vida Digna’, do Governo do Estado. Esta primeira fase da urbanização vai contemplar famílias da antiga Vila Caic, removidas justamente da área que abriga o Conjunto Bruno Covas. O prédio entregue possui térreo e outros 8 pavimentos com apartamentos de 49m² de área útil com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço.

O edifício possui placas de energia solar que adaptam o empreendimento ao conceito moderno de economicidade. O prédio conta com elevadores e salão de festas, além de estacionamentos e espaço para comércio no térreo do prédio e roof top, um terraço moderno que proporciona um lugar para os moradores relaxarem, curtirem e ainda admirarem a ampla vista do manguezal da cidade e, dependendo do lado, até da Serra do Mar. Além dessa torre com os 116 apartamentos, o Conjunto Habitacional Bruno Covas faz parte de um complexo que possui outros 9 edifícios, já em fase de construção, e vão receber outras 894 moradias, totalizando 1.010 unidades habitacionais, completando a 2ª fase do empreendimento que receberá as famílias que hoje vivem em palafitas na Vila Esperança, bairro que possui o maior núcleo habitacional de Cubatão, com cerca de 20 mil moradores.

Arquitetura social premiada – Cabe ressaltar que o conjunto habitacional Bruno Covas em Cubatão foi idealizado e projetado por Marcos Boldarini, arquiteto premiado mundialmente pela elaboração de projetos de urbanismo com soluções inovadoras em cenários complexos, como os que se encontram em comunidades e favelas. O arquiteto fez questão de estar presente na entrega do equipamento nesta quarta-feira. Em um conceito moderno de arquitetura, um dos diferenciais do projeto são os equipamentos de lazer, como o roof top, e as janelas ‘em fita’ que se constitui na total cobertura da fachada de um edifício com uma fita composta por janelas horizontais contínuas, sem afetar diretamente a estrutura.

Por: Secom Cubatão/Ismael Pereira
Fotos: Secom Cubatão/Theo Jr

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais