Covid-19: Confira atualização dos locais de vacinação para crianças de 3 e 11 anos


Para evitar desperdício de doses, a vacinação de crianças de 3 a 11 anos ocorre exclusivamente nas unidades de Saúde da Vila Nova, Jardim Casqueiro, Mário Covas e Bolsão 8

Com o objetivo de reduzir o desperdício de doses de vacinas contra a covid-19, a Secretaria de Saúde de Cubatão anuncia que a vacinação infantil (3 a 11 anos) contra o coronavírus será realizada exclusivamente em quatro unidades de Saúde: Vila Nova, Jardim Casqueiro, Mário Covas e Jardim Nova República/Bolsão 7 (endereços abaixo).

Cubatão foi a primeira cidade da Baixada Santista a imunizar crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19. Desde o dia 25 de julho, elas estão sendo vacinadas nessas quatro unidades.

O objetivo da medida é reduzir o risco de desperdício, já que as doses de CoronaVac, imunizante aprovado pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde para essa faixa etária, devem ser administradas em um período máximo de 8 horas após a abertura do frasco.

Uma vez aberto o frasco para atender, por exemplo, apenas uma ou duas crianças em uma unidade de baixo movimento, as demais doses seriam perdidas.

ENDEREÇOS

UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);

USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);

UBS Vila Nova (Rua São João, 185).

 

NOVA FAIXA ETÁRIA

De acordo com o informe técnico do ministério, a formulação da vacina será a mesma utilizada atualmente em adultos, bem como o intervalo de 28 dias entre as doses.

O uso da vacina Coronavac para as idades de 3, 4 e 5 anos foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 14 de julho e pelo Ministério da Saúde no dia 19. As crianças a partir de 5 anos já estavam aptas a receber o imunizante da Pfizer desde janeiro, quando teve início a vacinação infantil para idades de 5 a 11 anos.

 

SEGURANÇA

A nota técnica do Ministério da Saúde destaca a segurança do imunizante: “A avaliação para ampliação do uso da vacina CoronaVac para imunização de crianças a partir de 3 anos de idade, além da avaliação pela equipe técnica da Anvisa, contou com a colaboração de representantes das sociedades médicas, a saber, Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tissiologia (SBPT) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), as quais emitiram pareceres técnicos a respeito do tema, os quais destacaram que os benefícios da vacinação na população de crianças de 3 a 5 anos com a vacina CoronaVac (particularmente pela expectativa de redução do risco de hospitalizações), superam os eventuais riscos associados à vacinação, no contexto atual da pandemia.”

A Nota Técnica (disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19/notas-tecnicas/2022/nota-tecnica-213-2022-cgpni-deidt-svs-ms) informa que o imunizante vem sendo utilizado em crianças com sucesso no Chile, China, Indonésia, Equador, Camboja e Colômbia. Números publicados pelo Ministério da Saúde do Chile informam que foram administradas mais de 3 milhões de doses de vacina em pessoa de 3 a 17 anos, com notificação de 319 eventos adversos, a maioria deles considerados não graves, correspondendo a 0,01% das doses aplicadas. Além da segurança, a nota destaca a “proteção importante da vacina contra doenças graves”.

 

ABSTENÇÃO

O médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Cláudio Maierovitch ressalta em entrevista publicada pelo Correio Braziliense a importância dos pais levarem as crianças para serem imunizadas. “É importante que os pais saibam que as crianças também pegam covid-19. E que a doença pode ser grave e fatal, embora não seja tão frequente como nos idosos. Mas têm muitas crianças adoecendo”.

A Secretaria de Saúde de Cubatão aproveita o novo momento para convocar pais, mães e responsáveis para levar seus filhos a qualquer uma das 14 unidades de Saúde do município com salas de vacina para iniciar ou completar o esquema vacinal contra a covid-19. Das 12.429 crianças de 5 a 11 anos de Cubatão, 9.241 (74,35%) tomaram a primeira dose até 28 de julho, enquanto 6.686 (53,79%) completaram o esquema vacinal.

São ofertadas doses para todas as faixas etárias e grupos populacionais aptos a tomar a vacina, tanto para primeiras e segundas doses quanto doses de reforço.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais