O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão anuncia que a partir desta quinta-feira (18) toda a população adulta da cidade poderá se vacinar com a dose adicional da covid-19. A nova orientação vale para todas as pessoas a partir de 18 anos que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses (152 dias), ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho. A alteração faz parte do Plano Estadual de Imunização (PEI) e segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Devido à ampliação do público para dose adicional, o PEI está distribuindo aos municípios novas doses de imunizantes. De acordo com o PEI, o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de saúde.
De acordo com Documento Técnico expedido em 17/11 pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, está mantido o intervalo de 28 dias (4 semanas) para dose adicional de pessoas com alto grau de imunossupressão.
Consideram-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:
imunodeficiência primária grave;
quimioterapia para câncer;
transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas;
(TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
pessoas vivendo com HIV/Aids;
uso de corticóides em doses iguais ou acima de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,
por mínimo de 14 dias.
uso de drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe);
autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise); e
pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
ESQUEMA DE VACINAÇÃO
Confira idades, grupos e intervalos entre doses:
Podem se vacinar com a primeira dose pessoas a partir de 12 anos de idade. Quem chegar ao dia da segunda dose de acordo com o cartão de vacinação também poderá completar a imunização:
AstraZeneca: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose;
Pfizer para adultos: 21 dias (três semanas), a partir da primeira doses;
Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.
Já as pessoas que farão viagens internacionais podem tomar a segunda dose da AstraZeneca em 28 dias (quatro semanas) e a da Pfizer em 21 dias (três semanas, para todas as idades).
Com a mudança anunciada pelo Ministério da Saúde em 16/11, a terceira dose, ou dose adicional, é ofertada a todas as pessoas a partir de 18 anos com intervalo de 5 meses (152 dias).
Para primeiras doses, é necessário comparecer ao local com documento de identidade e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável ou ter em mãos um termo de responsabilidade. Para segundas e terceiras doses, é necessário, além da identificação, apresentar o cartão de vacinação com as doses anteriores.
Sobre a Janssen, o SVE de Cubatão seguirá o anúncio do governo estadual: “Ainda seguindo o Governo Federal, quem tomou a dose única da vacina da Janssen deverá tomar uma segunda dose após oito semanas e, após cinco meses de completar o ciclo vacinal, já poderá receber a dose de reforço. O Estado de São Paulo, porém, não conta com estoque deste imunizante e aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes com relação a esta vacina”.
Foto: Arquivo



