...

Cubatão amplia equipes para fortalecer Estratégia de Saúde da Família e especialidades

Serviço terá 37 equipes, entre médicos generalistas, enfermeiros, técnicos e agentes, além do Núcleo de Atenção à Saúde da Família
  • 4 min de leitura

A Secretaria de Saúde informa que a partir de segunda-feira (15), as unidades de Saúde dos bairros atendidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Centro Integrado de Saúde (CIS), que reúne Policlínica e os serviços de atenção integral à Saúde da Mulher e Saúde do Idoso, passam a funcionar das 8 às 17 horas, com uma hora de almoço.

Por meio do novo contrato de gestão com a organização social Caminho de Damasco, publicado no dia 27 de abril no Diário Oficial, as 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Saúde da Família (USFs) passam a contar com médicos e médicas generalistas 8 horas por dia de segunda a sexta-feira.

No total, o contrato prevê 37 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e 16 equipes de Saúde Bucal, além do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), formado por ginecologistas, pediatras, além de outros especialistas e técnicos. O NASF tem a função de dar apoio e orientar as equipes sobre as estratégias de atuação para atender as metas de atendimento, tais como famílias visitadas por agentes comunitários de Saúde (ACSs), consultas de pré-natal, proporção de realização de exames de HIV e hepatites entre gestantes, atendimento odontológico a gestantes, ampliação da cobertura vacinal de crianças até 1 ano e percentuais de aferição de pressão arterial entre pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada entre diabéticos. Cada equipe de ESF é composta, além de generalista, por profissionais de enfermagem, técnicos e ACSs.

Dos 37 generalistas, 35 estão contratados ou já atuavam anteriormente na Atenção Básica. O município ainda receberá dois profissionais por meio do mais recente edital do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. Entre as especialidades, cerca de 70% das 109 vagas estão preenchidas. E segue a busca por profissionais de perfil para fortalecer os programas de Saúde da Família e Atenção Básica, principais objetivos do contrato. As consultas de especialidades são realizadas principalmente no Centro Integrado de Saúde (CIS), inaugurado em abril, que reúne a Policlínica, o Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher (SAISM) e o Serviço de Atenção Integrada à Saúde do Idoso (SAISI), antigo CRI.

O CIS conta com as seguintes especialidades na Policlínica, algumas ainda em implantação conforme o preenchimento das últimas vagas: ortopedia, endocrinologia, gastroenterologia, cirurgia vascular, dermatologia, oncologia, cirurgia geral, cabeça e pescoço, acupuntura, cardiologia, pneumologia, nutrição, fonoaudiologia, neurologia, urologia. No SAISM, as mulheres podem recorrer a mastologista, ginecologista, pré-natal de alto risco, planejamento familiar, psicologia e nutricionista. Já no SAISI, as especialidades são urologia, neurologia e geriatria.

SAÚDE DA FAMÍLIA –  Na recepção ao profissionais realizada na segunda-feira (8), o prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, destacou a importância do médico generalista no atendimento à Saúde da Família e convocou os profissionais a um empenho coletivo pela população atendida: “A Atenção Básica é a mola propulsora da Saúde Pública. Mesmo com tudo o que precisa para melhorar, o SUS demonstrou sua eficácia na pandemia ao salvar vidas de brasileiros”. Além da ampliação de serviços por meio do novo contrato de gestão, o prefeito lembrou de novas unidades de Saúde que estão para ser entregues à população, como o CAPS Infantil e o Ambulatório de Especialidades Médicas (AME), ou a presença da Faculdade de Medicina com alunos atuando no CIS.

Por: Alessandro Atanes/SMS
Foto: Freepik

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais