...

Cubatão aplica 689 doses contra a dengue em duas semanas

Cobertura foi de 44% para 53%, o maior crescimento desde o início da vacinação
  • 3 min de leitura

Nas duas últimas semanas (de 20 de fevereiro a 6 de março), as unidades de Saúde com salas de vacina de Cubatão aplicaram 689 doses da vacina contra a dengue no município, fazendo a cobertura vacinal em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos subir de 44,72% (20/2) para 53,52% (6/3), conforme o Painel LocalizaSUS. Esse foi o maior crescimento da cobertura desde o início da vacinação. O percentual se refere à primeira dose do imunizante.

De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SVE), o número de doses aplicadas chegou a 4.187 agora no dia 6, dos quais 276 entre os dias 27/2 e 6/3 e 413 entre os dias 20 e 26/2. Do total, 3.122 se referem à primeira dose e 1.064 à segunda dose. A população de 10 a 14 anos do município é de 7.822 pessoas.

Antes do período destacado acima, o crescimento da cobertura estava em torno de 0,5% a cada duas semanas. Além das notícias de agravos em outras regiões de São Paulo e do Brasil, o secretário de Saúde de Cubatão, Márcio Oliveira, considera que o incremento nos números deve-se também à constante mobilização das ações de conscientização e comunicação e à oferta do imunizante nas 15 unidades com salas de vacina.

Mesmo com apenas 4 casos confirmados até o momento em 2025 na cidade, representantes da secretaria têm participado seguidamente de entrevistas a programas jornalísticos de várias emissoras da região convocando as famílias a vacinarem suas crianças e adolescentes.

“Estamos sempre dispostos a atender a imprensa para falar sobre a situação da dengue, mesmo com um cenário relativamente calmo em nossa cidade. Mas ainda não estamos contentes, nosso objetivo é seguir aumentando a cobertura, principalmente a da segunda dose, ainda bastante baixa. A Secretaria de Saúde segue convocando a população para tomar a vacina contra a dengue”, continua o secretário. Conforme dados do Ministério da Saúde (MS), a faixa etária de 10 a 14 anos é a que apresenta maior risco de hospitalização após os idosos, grupo para qual o imunizante não foi autorizado.

As pessoas podem receber a vacina contra e as demais vacinas de rotina do Plano Nacional de Imunizações (PNI) em 15 unidades de Saúde do Município com salas de vacina, das 9 às 16 horas. Confira endereços e outras informações em

https://www.cubatao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/Quadro-de-vacinas-2025.pdf.

BOLETIM – Devido ao Carnaval, não houve atualização do número de notificações nesta quinta-feira (6). O boletim de 27 de fevereiro registrava quatro casos confirmados de dengue no município. O número de casos descartados passou de 40 para 41 e 32 notificações aguardavam o resultado da sorologia. Os quatro casos confirmados se referem a homens adultos, sendo dois moradores da Vila Nova, um morador do Jardim Casqueiro e outro da Vila Esperança.

CHIKUNGUNYA – Não há casos confirmados de chikungunya. O município conta com 13 notificações. Seis foram descartadas e as demais seguem em análise. Não há notificações relativas a infecções do zika vírus.

Por: Secom Cubatão
Arte: Freepik

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais