Cubatão apresenta os primeiros resultados do Programa de Testagem Sentinela

Programa de testagem de assintomáticos para coronavírus foi submetido ao Congresso Brasileiro de Infectologia

A Secretaria de Saúde de Cubatão e a Faculdade São Judas de Medicina de Cubatão apresentam nesta sexta-feira (1º/10) um balanço das dez primeiras semanas do Programa de Testagem Sentinela. A apresentação será realizada às 11 horas no auditório da faculdade, na Rua São Paulo, 328, Jardim São Francisco, em Cubatão.

Os resultados preliminares foram submetidos ao Congresso Brasileiro de Infectologia, por gerar indicadores que auxiliam na tomada de decisões no enfrentamento à covid-19 no município, ainda mais em meio à expansão da variante delta do coronavírus no Brasil e na Baixada Santista.

SENTINELA

O programa consiste na realização de 262 testes do tipo antígeno por semana ao longo de 24 semanas em todos os bairros da cidade, de forma proporcional à população de cada um. O número segue o protocolo da Organização Mundial de Saúde de dois testes a cada mil habitantes. São cinco equipes formadas por integrantes da secretaria e cerca de 40 alunos e profissionais da Faculdade de Medicina.

Os casos detectados são monitorados e encaminhados para atendimento na rede municipal de Saúde, com rastreamento dos contatos para impedir surtos e o alastramento do vírus.

Além do próprio teste, realizado em pessoas assintomáticas, as equipes irão coletar dados clínicos e epidemiológicos com o objetivo de gerar um retrato da semana. Os dados serão transmitidos a um banco de dados com geo-referenciamento, permitindo ao Comitê Estratégico Municipal Covid-19 e à Secretaria de Saúde agir em todo o município ou tomar medidas localizadas de acordo com a incidência do vírus em cada localidade.