Cubatão apresenta programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids

Palestras e ações educativas e de prevenção marcam a data

Cubatão irá celebrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, em 1º de dezembro, com uma programação que terá início nesta quarta-feira (27), com a palestra “HIV/Aids: Questão de Saúde e de Direitos Humanos”, a partir das 19 horas, na ETEC Cubatão, na Rua Tamoyo, 230, Vila Couto, com o médico sanitarista Carué Contreiras, também integrante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+).
O evento, realizado em parceria com a Pastoral da Aids e a Secretaria de Educação através do Programa Saúde na Escola (PSE), tratará de temas como Direitos Humanos das Pessoas vivendo com HIV/Aids, prevenção e redução de danos.
No dia 1º, a celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids começa às 8 horas na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, na Avenida Nove de Abril, 1.947, com missa em lembrança às vítimas da Aids. De 1º a 7 de dezembro, o laço inflável, que simboliza a solidariedade, será instalado na paróquia. Além disso, o Pronto Socorro Central receberá a iluminação simbólica na cor vermelha.
Também no dia 1º, a Secretaria de Saúde inicia a Campanha Fique Sabendo, em que serão oferecidos das 11 horas às 16h30, no Parque Anilinas, testes rápidos de HIV e sífilis à população em geral, além de orientação e aconselhamento pós-testagem e encaminhamentos em caso de necessidade. Também no parque, um balcão temático será montado das 11 às 18 horas para a distribuição de preservativos masculinos, femininos, teen e folders educativos. O objetivo da campanha é conscientizar a população e estimular o diagnóstico precoce do HIV através da realização da testagem, além de quebrar o estigma da doença na sociedade.
De 2 a 7 de dezembro, a campanha Fique Sabendo ocorre no Serviço de Atendimento às Doenças Transmissíveis (SADT) e em 14 unidades de Saúde do município. O teste é seguro, gratuito e seus resultados são sigilosos. Não há necessidade de estar em jejum para realização. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Ambulatório de Serviço de Atendimento a Doenças Transmissíveis (SADT) ficam na Rua D. Pedro I, nº 104, Vila Nova, e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone é o 3372-1104.
Rotina – Em Cubatão, a testagem rápida de HIV e Sífilis está disponível na maternidade do Hospital Municipal de Cubatão, sendo realizada no momento do parto, durante o pré-natal nas unidades básicas (gestantes e seus parceiros), atendendo aos pré-requisitos da Rede Cegonha.
Qualquer pessoa a partir dos 12 anos de idade pode fazer o teste no CTA durante todo o ano. Os pacientes com diagnósticos reagentes para HIV são tratados no ambulatório do Serviço de Atendimento a Doenças Transmissíveis por equipe multidisciplinar. Atualmente, 473 pacientes fazem em Cubatão uso de Terapia com antirretrovirais. Em 2019, até o momento, foram diagnosticados 10 novos casos de HIV positivo, sendo um deles de gestante.
Até o momento foram realizados mais de 19.000 testes de HIV e de Sífilis, na Rede Básica de Saúde. A faixa etária de maior acometimento pelo HIV é de 20 a 39 anos, período que remete a fase de maior atividade sexual. O uso do preservativo masculino ou feminino, aliado à informação, ainda constituem as melhores formas de prevenção.
Uma importante estratégia para prevenção ao risco de infecção pelo vírus HIV, ainda desconhecida por parte da população, é a PEP – Profilaxia Pós-Exposição. Válida para as primeiras 72 horas após a ocorrência ou exposição, essa estratégia está disponível nos Prontos Socorros Infantil e Central às vitimas de violência sexual, relação consentida e acidentes ocupacionais ou exposição a material biológico.
O abastecimento das Unidades Básicas de Saúde e outros serviços dos diversos setores da economia com preservativos e materiais educativos são ações de prevenção que fazem parte da rotina do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites. A previsão de distribuição de preservativos para mês o de dezembro é de aproximadamente 65 mil.
Todos os eventos referentes ao período têm a parceria da Pastoral da Aids e da Secretária de Educação do Município através do Programa Saúde na Escola.