Cubatão assina contrato com a nova empresa de transporte público

Evento na manhã desta sexta (12) marcou a oficialização da Viação Fênix para gerenciar o transporte coletivo no Município

“A assinatura deste contrato é uma grande vitória para o Município e também uma grande responsabilidade em oferecer o melhor serviço para o cidadão”, afirmou o prefeito Ademário Oliveira na manhã desta sexta-feira (12), durante a cerimônia de assinatura do contrato de concessão do sistema de transporte público municipal.
A assinatura dá início ao período de transição entre a atual empresa (Viação Translíder) e a Viação Fênix, vencedora da licitação que vai operar o sistema pelos próximos 15 anos. “Faremos uma avaliação de todo o sistema para que essa transição seja feita da forma mais tranquila e rápida possível”, afirmou o representante da empresa, Victor Hugo Cheddi.
Nova frota – O contrato de concessão do transporte público prevê a renovação e modernização de toda a frota. Ao todo, serão 49 veículos (sendo cinco de reserva operacional) que terão ar-condicionado, internet via Wi-fi e acessibilidade distribuídos em 14 linhas.
Ainda de acordo com o representante da nova empresa, todos os ônibus serão dotados de câmeras de segurança. O equipamento fará a gravação integral do funcionamento do veículo, garantindo assim a segurança dos munícipes e também dos colaboradores.
Além disso, os munícipes poderão acompanhar o trajeto dos ônibus em tempo real. A empresa fará a implantação de um sistema de monitoramento do percurso por meio de aplicativos de celular (smartphones), para que o cidadão saiba exatamente quanto tempo terá de esperar pelo próximo ônibus.
Será estudada pela empresa a possibilidade de implantação de painéis eletrônicos nos pontos de ônibus para informar o horário previsto que o próximo ônibus passará.
Tarifa mantida – Conforme descrito no edital, a tarifa do transporte público será mantida nos atuais R$ 3,40. Além disso, Cheddi garantiu que os créditos dos atuais cartões de transporte poderão ser utilizados durante um período de 30 dias nos novos ônibus. Haverá também um recadastramento dos munícipes para que os créditos sejam transferidos para os cartões na nova empresa. “Vamos honrar com esse compromisso que está descrito no contrato”, afirmou Cheddi.
Além da manutenção da tarifa, a empresa vai investir no sistema de reconhecimento facial nas catracas dos ônibus, para garantir que não haja tentativa de fraudes e dando o direito a gratuidade àqueles que realmente tenham direito a esse benefício.
Integração – Com o novo sistema de bilhetagem eletrônica, os ônibus municipais passarão a ter integração com os ônibus intermunicipais, veículo leve sobre trilhos (VLT) e transporte alternativo, dando a oportunidade do morador de Cubatão utilizar todo o sistema de transporte público da Baixada Santista com apenas um cartão de transporte.
Mão de obra cubatense – Um ponto importante abordado durante a assinatura do contrato é a manutenção dos funcionários da atual empresa prestadora do serviço. “Nossa intenção é aproveitar toda a mão de obra possível”, afirmou o representante da Viação Fênix, que afirmou que abrirá diálogo com todos os funcionários, ressaltando que a permanência será uma escolha de cada um.
Sobre a Viação Fênix – O Grupo Fênix tem 67 anos de atuação no segmento de serviço de transporte de passageiros e atuação em mais de 30 municípios do Estado (Região Metropolitana de Campinas, Região de Bragantina, Circuito das Águas e o Litoral Sul).
Responsável por transportar 8 milhões de passageiros em linhas municipais e rodoviárias de até 320 quilômetros, a viação possui centenas de colaboradores (diretos e indiretos) e nove garagens localizadas nos municípios de Águas de Lindóia, Serra Negra, Amparo, Bragança Paulista, Campinas, Itatiba, Jarinu, São Manuel, São Paulo, Monte Sião e Ilhabela.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de fotos – CLIQUE AQUI