Nesta segunda-feira (27) é comemorado o Dia Nacional das Bandas e Fanfarras. A data relembra a importância dessa formação musical, que já começa nas escolas. De acordo com o presidente da Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (Afaban), Luiz Carlos Ferreira de Araújo, Cubatão é a cidade que mais tem bandas na Baixada Santista. “São 11 bandas dentro do projeto ‘Um toque de Cidadania’ que atende mais de 500 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino”, comenta.
Por meio da Secretaria Municipal de Educação, foram investidos R$ 137 mil, a partir de emenda impositiva, para o festival de bandas que ocorreu no município no ano passado.
Para realização do festival, a Prefeitura Municipal de Cubatão forneceu os instrumentos musicais e uniformes necessários, a partir de emenda impositiva no valor de R$ 137 mil reais, como botas para o corpo musical e para a linha de frente, quepe estilo militar. Ao todo serão cerca de 500 crianças no festival. “Cubatão dá exemplo para nosso estado, onde tem um dos melhores cinco projetos de formação musical”, comemora Araújo.
Capacitação para os alunos – Na semana passada, diversos músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Municipal de São Paulo e músicos renomados do país realizaram em Cubatão o primeiro encontro técnico para músicos das escolas municipais. De acordo com a Afaban, cerca de 150 crianças e adolescentes participaram da capacitação para aprimoramento de instrumentos, como saxofone, clarinete, flauta, trompete, percussão, teclado, entre outros. Também participaram integrantes da linha de frente.
Por Marisol de Andrade/Secom Cubatão
Fotos de Divulgação Afaban