Prefeitura cobra medidas de prevenção à Covid-19 de bancos, lotéricas e supermercados

Todos os estabelecimentos estão sendo notificados sobre  medidas restritivas de higienização, triagem e controle de acesso. Encontros nesta tarde reuniram os proprietários e gerentes dos estabelecimentos

Diante desta semana crítica em relação ao possível aumento dos casos de coronavírus, a cidade de Cubatão mantém as ações de fiscalização e isolamento social já implantadas. As medidas também vão ao encontro do novo decreto estadual sobre a ampliação da quarentena até 22 de abril. E cumprindo o item discutido ontem em reunião do Condesb, que prevê implantação de normas regionais mais rígidas de prevenção ao Covid-19 para a continuidade dos trabalhos dos bancos, supermercados e lotéricas, Cubatão está notificando todos esses estabelecimentos e realizou reuniões na tarde desta terça-feira (7) para cobrar ações pontuais.
Pela manhã, equipes da Fiscalização do Comércio da Secretaria Municipal de Finanças prosseguiram em notificar os estabelecimentos considerados de serviços essenciais sobre a validade do decreto 11.199/2020. Os fiscais visitaram bancos, lotéricas e os maiores mercados do município, somando pelo menos 25 locais.
Já no período da tarde, funcionários da Secretaria de Segurança e Cidadania e da Secretaria de Finanças receberam proprietários e gerentes dos bancos, lotéricas e supermercados, repassando as medidas de prevenção à Covid-19 como o distanciamento de dois metros entre clientes em fila, controle de acesso dentro dos locais (limitação do número de pessoas ao mesmo tempo), disponibilização de álcool em gel para uso dos clientes/consumidores, utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual) por parte dos funcionários como máscaras e luvas, e intensificação da higienização de banheiros, caixas eletrônicos e áreas comuns.
Bancos e lotéricas – A Secretaria de Finanças recebeu inúmeras denúncias sobre as filas formadas especialmente na Av. Nove de Abril em frente aos bancos e lotéricas. Os estabelecimentos atribuíram o aumento da movimentação ao período de pagamento de benefícios. Além das medidas de prevenção à doença tomadas dentro desses locais com limitação do número de clientes, por exemplo, os estabelecimentos se comprometeram a disciplinar as filas na parte externa, direcionando as pessoas a ocuparem seus estacionamentos  – evitando assim aglomerações na rua,  e orientando os clientes na fila para que respeitem a distância mínima.
O secretário de Segurança Pública, Wanderley Mange, informou que vai solicitar o apoio da Polícia Militar por meio da operação delegada para que sejam intensificadas rondas por toda a cidade, verificando se há aglomerações de pessoas especialmente em frente aos estabelecimentos, atuando na dispersão.
Supermercados – Os seis maiores mercados da cidade também participaram da reunião com seus representantes. Informaram que ações de prevenção ao coronavírus já estão sendo tomadas como: disponibilização de álcool em gel para os clientes, instalação de barreiras de acrílico nos caixas e limpeza dos salões. O pedido da Prefeitura foi para que intensifiquem a higienização dos carrinhos de compras e cestas e controlem o número máximo de pessoas dentro da loja ao mesmo tempo, de acordo com o tamanho do estabelecimento.
Segundo o secretário de Finanças, Genaldo dos Santos, a ideia é padronizar as medidas junto aos estabelecimentos que podem continuar funcionando. E explica que após a notificação em cumprimento ao decreto, se as medidas de cuidado e prevenção ao novo coronavírus não forem cumpridas, esses lugares  poderão ser multados e até mesmo paralisar as atividades com a cassação do alvará de funcionamento.
Denúncias – Desde a implantação do decreto, no fim de março, a Fiscalização do Comércio tem ido a todos os estabelecimentos que podem abrir durante a pandemia. Esta semana, padarias e panificadoras de toda a cidade foram visitadas. O próximo passo serão as farmácias do município.
A Secretaria de Finanças destaca o telefone para denúncias sobre situações de aglomerações ou locais que deveriam estar fechados e que insistem em funcionar. Os munícipes podem enviar mensagem de texto, áudio ou vídeos pelo 3362-4403, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, ou, em qualquer horário para o 190 da Polícia Militar.
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI