Cubatão deve integrar a SP Jornada do Patrimônio

Município demonstrou interesse no projeto estadual que prevê oficinas e visitas monitoradas a monumentos de valor histórico e artístico

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, deve integrar o projeto “SP Jornada do Patrimônio” que acontece em outubro. Representantes da Secult participaram de reunião realizada nesta quarta-feira (7), na Capital, para esclarecer os detalhes do evento que, este ano, entra na 3ª edição.
A SP Jornada do Patrimônio oferece ao público a oportunidade de realizar visitas gratuitas e guiadas a edifícios históricos dos municípios, com a possibilidade de abordar, além do patrimônio material, o imaterial como culinário local, danças, artesanatos típicos, por exemplo. A Jornada é uma realização da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. Em 2019, pelo menos 50 municípios aderiram ao projeto.
Durante o encontro, a secretária de Cultura sugeriu que a participação das cidades da Baixada Santista seja fortalecida com adoção de um roteiro metropolitano de visitação. “Acredito que somos uma potência no que diz respeito a patrimônio histórico-cultural. Se conseguirmos integrar os municípios em roteiros que contemplem várias cidades ao mesmo tempo, seria o ideal”, comentou Vanessa Toledo. E destacou importância da educação patrimonial na Região.
O próximo passo, agora, é Cubatão formalizar o pedido de adesão ao projeto, que deve acontecer nos próximos dias. A participação na jornada será a oportunidade de divulgar pontos históricos da cidade como os monumentos do Caminhos do Mar, Largo do Sapo, Cemitério Israelita – Cemitério das Polacas, prédio da Biblioteca Municipal de Cubatão, ruínas do primeiro hospital e cadeia dentro do Núcleo Itutinga-Pilões, Praça da Bíblia, entre outros.