...

Cubatão dispara em ranking do Ministério da Saúde

  • 3 min de leitura

O Ministério da Saúde divulgou o ranking da Saúde Pública do primeiro quadrimestre de 2024 em julho, e Cubatão ficou com a segunda posição na Baixada Santista, com 333.84 pontos, atrás de Bertioga, com 424.44. Além da segunda posição, Cubatão é a cidade da região que registrou o maior crescimento do desempenho em relação aos indicadores do primeiro quadrimestre de 2023, 613,49%, passando de 46.79 para 333.84 pontos. Os indicadores se referem a marcas como número de consultas de pré-natal por gestante ou índices de vacinação de crianças até 1 ano de idade.

Os números podem ser conferidos em https://esusfeedback.com.br/previne-brasil/regional
E foram justamente os indicadores de atendimento a gestantes e vacinação infantil que garantiram a posição de Cubatão. A proporção de crianças de até 1 ano de idade vacinadas subiu de 58% no 1º quadrimestre de 2023 para 63% no terceiro quadrimestre de 2023 e para 83% agora em 2024. O índice se refere às vacinas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo b e poliomielite inativada.

A proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação, estava em 12% nos primeiros quatro meses do ano passado, chegou a 30% no final de 2023 e atingiu 47% em 2024; a proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV passou de 16% para 44% e a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado de 7% para 53%.

A ampliação dos indicadores relativos ao pré-natal, exames de HIV e hepatites entre gestantes, atendimento odontológico a gestantes e ampliação da cobertura vacinal de crianças até 1 ano estavam entre as metas do Plano de Ação lançado em fevereiro de 2023, quando alguns dos baixos indicadores de primeiro quadrimestre já se apresentavam.

Uma das prioridades do plano foi a identificação de casos de gestação de risco e a busca ativa de faltosas às consultas de pré-natal. “Os resultados apresentados hoje pelo Ministério da Saúde são fruto de um trabalho em equipe que teve início em 2023 com o envolvimento de toda a Secretaria de Saúde, principalmente as unidades de Saúde nos bairros ligadas à Atenção Primária”, conta a secretária de Saúde de Cubatão, Andréa Pinheiro Lima.
Em matéria de infraestrutura, ela lembra que houve aumento do número de profissionais. Em maio de 2023, a Secretaria de Saúde ampliou para 37 o número de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), distribuídas entre as 18 unidades de Saúde do município, e formou o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), uma equipe de ginecologistas, pediatras, além de outros especialistas e técnicos. O NASF tem a função de dar apoio e orientar as equipes sobre as estratégias de atuação para atender as metas do Plano de Ação.

Em relação ao ranking, Cubatão também apresentou melhora nos outros três indicadores: a cobertura de exame citopatológico, de rastreamento do câncer do colo do útero, subiu de 7% para 14%; o percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida foi de 8% para 32% e o percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada passou de 3% para 19%.

Por: Secom Cubatão
Foto: Arquivo PMC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais