Cubatão é selecionada para programa mundial de economia criativa

Cidade foi escolhida após o envio de informações a respeito de seus projetos, destacando o interesse em aprofundar e desenvolver iniciativas e estratégias

Cubatão foi escolhida para receber o Programa Cria SP, que visa capacitar o município para obter o selo de reconhecimento da Unesco como Cidade Polo Mundial de Economia Criativa.

O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual de Economia Criativa de São Paulo dentro da Programação da XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, realizada esta semana em Santos.

As Secretarias Municipais de Cultura (responsável pela inclusão e aprovação da cidade), Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Turismo e Assistência Social estão em tratativas para anunciar a primeira ação referente ao Cria SP, que será a instituição do Projeto Cubatão Criativa, que reconhecerá iniciativas de economia criativa e solidária no município.

A cidade foi escolhida após o envio de informações a respeito de seus programas e projetos em economia criativa, destacando o interesse em aprofundar e desenvolver iniciativas e estratégias locais sobre o tema, além de indicar gestores para atuar, de forma participativa, na construção do plano de economia criativa.

Programa Cria SP –visa estimular os municípios selecionados, por meio de uma mentoria especializada, para a elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa. Tem a proposição de ações locais que levem em consideração as estratégias e as políticas de desenvolvimento cultural, criativo, econômico e de regeneração urbana, além de dar suporte à gestão municipal para a futura estruturação de eventual candidatura do município à Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Fotos: Divulgação PMC