Cubatão garante assistência à população em situação de rua

Mesmo com a pandemia, Centro Pop manteve atendimento

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua não só manteve, mas também ampliou o atendimento àqueles que precisam de um ponto de apoio para se alimentar, fazer a higiene pessoal ou passar a noite abrigado nessa fase de isolamento social.
“Cerca de 30 pessoas buscam auxílio no Centro Pop por dia”, informa a diretora de Proteção Especial, Viviane Cortez. Localizado na Rua Fernando Costa, 1.004, na Vila Couto, ao lado do Posto de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedorismo (Pate), o Centro Pop agora funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas.
Segundo Viviane Cortez, a unidade conta com equipe multidisciplinar especializada. “Temos assistente social, psicóloga e técnicos de promoção social e de serviços administrativos”.
A equipe atende às prerrogativas fixadas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) para prestar auxílio a pessoas com vínculos familiares geralmente rompidos. “Necessitam de um olhar acolhedor e especializado”, diz Viviane Cortez.
A unidade oferece café da manhã, almoço e jantar para os que pernoitam na Casa do Recomeço. A alimentação é fornecida pelo setor de abastecimento do Município. É complementada com bolos, tortas, sucos, café, chá, achocolatado, gelatina, além de frutas e saladas, um cardápio variado diariamente.
“Oferecemos roupas limpas, máscaras e álcool em gel. Além de assistirmos aqueles que nos procuram no centro, também realizamos ações sociais nas ruas entregando máscaras e álcool em gel”, detalhou Viviane, frisando que a unidade conta com local para banho.
Se houver necessidade de acolhimento provisório, o morador de rua pode passar a noite na Casa do Recomeço, que conta com seis vagas (junto ao Pop) ou ser encaminhado para a Casa de Emaús, na Avenida Nações Unidas, com capacidade para 20 pessoas.
Auxílio – Os assistidos são encaminhados aos serviços de saúde e de emissão de documento. Com a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), tem a oportunidade de participar de vários programas sociais. “Nesse momento de pandemia 80% dos cadastrados receberam o auxílio emergencial”, exemplificou Viviane.
Desde setembro último, o Centro Pop conta com equipe técnica composta por novos concursados que atuam em contato direto com os atendidos. Em um dos encontros, decidiram renovar o espaço. O Centro ganhou novas cores, com murais criados pelos próprios assistidos. Até o jardim ganhou decoração natalina e abrigo para pássaros.
“Entendemos que os moradores em situação de rua carregam uma história e nosso atendimento deve ser humanizado, tratando com isonomia e com olhar acolhedor, para que os vínculos não sejam rompidos e o atendimento multidisciplinar seja feito com excelência”, concluiu Viviane Cortez, frisando que as instalações estão de portas abertas para a participação de empresários e da comunidade, que podem colaborar com doações.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais