...

Cubatão inicia atendimento noturno em UBS dentro de projeto piloto

Pioneira, a iniciativa permite que munícipes agendem consultas no período da noite na UBS do Jardim 31 de Março
  • 4 min de leitura

Foi dado início nesta segunda-feira (4) a um projeto que expande o horário de atendimento de consultas clínicas na UBS do Jardim 31 de Março para o período noturno. Sob o nome ‘Terceiro Tempo’, a iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cubatão, a Faculdade São Judas e a Inspirali.

Pela primeira vez na história do município, os moradores têm a oportunidade de agendar consultas médicas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 17h às 21 horas. Para marcar uma consulta noturna, basta informar que trabalha durante o período diurno ao agendar na unidade que fica na Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº.

Logo no primeiro dia de funcionamento, seis pessoas foram atendidas. De acordo com César Nascimento, secretário de Governo, o projeto representa o fortalecimento do sistema de Saúde. Está em fase de testes e, caso haja adesão da população, poderá ser levado para outras unidades básicas da cidade. “Se o sucesso continuar, estaremos prontos para expandir esse modelo inovador em benefício de nossa comunidade”, afirmou o secretário.

À frente da novidade, médicos generalistas e estudantes de Medicina da Faculdade São Judas colaboram. Alunos em anos iniciais de graduação serão responsáveis pela preparação pré e pós-consulta, enquanto estudantes mais avançados farão atendimentos sob supervisão. “É muito importante que a Prefeitura de Cubatão e a Secretaria de Saúde tenham sido parceiras e permitido que nossos alunos estejam nesse projeto inovador. A iniciativa cria horários alternativos e do ponto de vista de aprendizado, é um campo de estágio muito importante em que os alunos vão exercer autonomia, desenvolver ainda mais habilidades assistenciais, raciocínio clínico e condutas médicas”, explica Evaldo Stanislau, docente de Medicina e embaixador da Inspirali.

Sobre a São Judas – A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com 52 anos de tradição, é uma das seis melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 130 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. A São Judas também contribui para democratização do Ensino Superior ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.

Sobre a Inspirali – Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos (graduação, pós-graduação e extensão) e 14 instituições. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.

Por: Renan da Paz/Secom 
Fotos: Divulgação PMC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais