Cubatão inicia testagem rápida de COVID-19 em munícipes para pesquisa regional

Medida tem valor epidemiológico com o objetivo de identificar a velocidade de proliferação do novo coronavírus na Baixada Santista

Desde o início da tarde dessa quarta-feira (29), nove equipes da Secretaria de Saúde, sob coordenação do Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE), estão percorrendo os bairros da cidade para fazer testes rápidos de COVID-19 em 167 moradores. A testagem faz parte da primeira etapa do estudo epidemiológico que começou a ser realizado em conjunto pelas nove cidades da Baixada Santista. Até 12 de junho, a testagem será realizada em 10 mil pessoas, divididas em quatro fases de 2,5 mil moradores.
Cada equipe é formada por enfermeira, que fará o questionário e o teste, acompanhada por agente comunitário de Saúde e agente de Endemias, profissionais que conhecem os bairros e que são familiares aos moradores. Todos estarão identificados e com Equipamentos de Proteção Individual.
As equipes irão até as casas das pessoas de acordo com um percurso que replica a divisão censitária da cidade. Cada abordagem está estimada em 20 minutos. Não serão feitos testes na rua.
De acordo com o SVE, os testes da primeira fase devem estar concluídos até sexta-feira, dia 1º de maio. O estudo é realizado pelas prefeituras por meio do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Condesb).  O objetivo é identificar a velocidade com que o novo coronavírus está se alastrando pela região para que a administração dos municípios possam tomar decisões a partir de informações científicas.