Cubatão participa da V Ação Metropolitana OMEP/ARBS

Valéria Mariano apresentou proposta de redação de livro pelos alunos

A Secretaria de Educação de Cubatão participou nesta quarta-feira (25) da V Ação Metropolitana Organização Mundial para Educação Pré-escolar (OMEP)/Associação Regional da Baixada Santista (ARBS). O evento, on-line, destaca as boas práticas entre as cidades da região. Este ano tem o tema “O Marco da Primeira Infância em tempos atuais: Reinventar, sim. Perder a essência, jamais”.
A professora de Educação Infantil, Valéria Mariano de Lima, da Unidade Municipal de Educação Estado de São Paulo (Parque Fernando Jorge), compartilhará com os participantes os resultados da ação “Minha História”, iniciada ainda antes da pandemia.
A proposta abrangeu a redação de um livro com a história das crianças e, consequentemente, de seus pais. “A participação me surpreendeu”, afirmou Valéria, destacando que dos 25 alunos de 4 anos, 12 se envolveram na iniciativa, que avançou remotamente durante a pandemia.
“Cada criança, com seus pais, redigiu sua própria história. Houve um resgate da identidade, envolvendo fatos desde o nascimento, a escolha do nome, as preferências… Fizemos ainda uma exposição com fotos e objetos dos alunos”, detalhou Valéria.
A ação da professora ficou entre as 100 propostas selecionadas dentre os mais de 700 inscritos no prêmio “Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia”, lançado ano passado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio do Itaú Social e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
Youtube – Nesta quarta-feira (25), Valéria participou do encontro on-line que podem ser assistido pelo link https://www.youtube.com/watch?v=pBE_wFQwDbo  . Já o e-book pode ser acompanho pelo https://read.bookcreator.com/WBsS4uM9hhbEdT5wN86qgYTXlNs1/nr3scmSjT_uyDrxw3hopjA