Cubatão promove Setembro Amarelo com rodas de conversa e palestras

Programação ocorre ao longo do mês nas unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão participa da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, com rodas de conversa nas unidades de Saúde ao longo do mês e palestra no dia 24.
As rodas de conversa são conduzidas por profissionais da Divisão de Saúde Mental e ocorrem de 9 a 20 de setembro (programação abaixo), sempre às 14 horas. Os encontros são mais informais, para troca de ideias, com o objetivo de sensibilizar a população sobre o tema, informar sobre os sinais de alerta e onde buscar ajuda.
A programação se encerra no dia 24 com a palestra Observar para prevenir, ministradas pela psicóloga Melissa Tenório Campinas e a psiquiatra Carla Primitz, a partir das 8h30, no auditório da Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro).
Vale lembrar que os protocolos contra a proliferação do coronavírus continuam – é preciso usar máscara, manter distanciamento social e, se possível, utilizar álcool em gel.

Confira a programação completa das rodas de conversa:
Rodas de conversa – início às 14 horas

UBS Vila Natal – Rua dos Cravos, 331
UBS Vila dos Pescadores – Rua Santa Júlia, s/nº

Área 5 – Rua Manoel Leal, s/nº – Jd. S. Francisco
Jardim Nova República – Av. Deputado Esmeraldo Tarquinio, s/nº

Pilões – Caminho dos Pilões, 974
Vila Nova – Rua São João, s/nº

Vila Esperança – Rua São Francisco de Assis, s/nº
Vale Verde – Rua Ver. Paulo Enos, s/nº

Ilha Caraguatá – Rua Feud Farah, s/nº
Conj. Mário Covas – Rua das Palmas, 128
Cota 200 – 2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº

Água Fria – Rua Elias Zarzur, 687
Cota 95 – Faixa do Oleoduto, s/nº – Pinheiro do Miranda

Morro do Índio – Av. Principal, 4003
Vila São José – Av. Bandeirantes, s/nº
31 de Março – Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº

CSU – Rua Salgado Filho, 249 – Jardim Anchieta
Jardim Casqueiro – Rua Espanha, s/nº
Sobre a campanha – O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, um problema de saúde pública. No Brasil, segundo dados atuais da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 46 minutos uma pessoa tira sua própria vida, chegando em média, a 12 mil pessoas por ano.
Suicídio e transtornos mentais – 90% dos casos de suicídio ou tentativa de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar, depressão, seguido de transtorno bipolar e abuso de substâncias psicoativas.  Embora não haja causas únicas que expliquem o suicídio, é válido mencionar aquelas que são mais recorrentes, além da depressão, como: estresse social; isolamento social; perda de emprego; dificuldades financeiras; problemas de relacionamento; traumas, como abusos sexuais; esquizofrenia; abuso de álcool; baixa autoestima; sofrimento em relação à orientação sexual; dificuldade de enfrentar problemas; doenças e dores crônicas; guerras; grandes conflitos.