...

Cubatão realiza ações do ‘Agosto Lilás’ no combate à violência contra a mulher

Secretaria da Mulher vai às ruas em campanha de conscientização ao longo do mês
  • 5 min de leitura

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos, promove ao longo deste mês o Agosto Lilás, campanha de conscientização e de combate à violência doméstica contra a mulher. “Vamos percorrer diversas unidades de saúde, escolas, próprios públicos e comércio para afixar materiais de divulgação e cartilhas, orientando as mulheres a denunciarem situações de violência. A informação é tudo”, explicou Jaque Barbosa, secretária da Mulher e dos Direito Humanos, destacando que essa açao ocorre nos dias 11, 14, 18 e 21

De 26 a 29 de agosto, será montada uma tenda Lilás nas feiras livres com distribuição de material educativo e informativo, ações de saúde e beleza. As atividades acontecerão no Jardim 31 de Março, Casqueiro, Vila Nova e Jardim Costa e Silva. No dia 26 de agosto um pedágio na principal avenida da Cidade vai destacar o enfrentamento à violência contra a mulher.

Agosto Lilás – Estabelecida pelo Governo Federal, a escolha do mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), que foi assinada em 7 de agosto, referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. De acordo com o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), a campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncia, promovendo uma rede de apoio para proteção para as vítimas. Confira a programação completa:

Dias 11, 14, 18 e 21/8  – Fixação de cartazes com temática sobre conscientização e enfrentamento à violência em equipamentos de saúde, comércio local, escolas e demais próprios públicos.

Dia 26/9 – Pedágio Lilás – Av. Nove de Abril no cruzamento com a Rua São Paulo e Praça Portugal das 10h às 16h – distribuição de material educativo e informativo sobre conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.

De 26 a 29 de agosto, das 8h às 13h – Tenda Lilás e panfletagem nas feiras livres com distribuição de material educativo e informativo, ações de saúde e beleza.

26/8 – Terça na Feira do Jardim 31 de Março

27/8 – Quarta na Feira do Jardim Casqueiro

28/8 – Quinta na Feira da Vila Nova

29/8 – Sexta na Feira do Jardim Costa e Silva

Atendimento à mulher em Cubatão – Diferentes órgãos e serviços trabalham juntos para oferecer acolhimento, proteção e orientação às vítimas no município. A Secretaria da Mulher e Direitos Humanos reforça os canais de denúncia e os recursos disponíveis para quem precisa de ajuda ou quer ajudar.

Canais de denúncia
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
190 – Polícia Militar: em casos de flagrante

Boletim de ocorrência on-line: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia/violencia-domestica/triagem-de-vitima

153 – Guarda Civil Municipal (Guardiã Maria da Penha)
(13) 3364-3885 – Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Av. Brasil, 384 – Jardim Casqueiro – Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

Rede de apoio à mulher em Cubatão –  O município conta com o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), localizado na Rua Salgado Filho, 227 – Jardim Costa e Silva. O equipamento oferece acolhimento e acompanhamento a mulheres vítimas de violência e/ou em situação de risco. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar e pode incluir encaminhamentos para os seguintes benefícios, todos concedidos após avaliação técnica do CREAS.

Auxílio-aluguel: destinado a mulheres com medida protetiva e em situação de vulnerabilidade social e econômica

Auxílio-moradia: auxílio financeiro para custear despesas com moradia

Serviço de acolhimento: abrigo institucional para mulheres que precisam de proteção imediata


Serviços especializados – 
Guardiã Maria da Penha: projeto realizado em parceria com o Ministério Público, que garante a fiscalização de medidas protetivas por guardas municipais capacitados. O objetivo é inibir o agressor e acolher a vítima de forma humanizada.

Atendimento jurídico gratuito: a OAB Cubatão realiza plantão de atendimento jurídico para mulheres em situação de violência, além de casos de divórcio e pensão alimentícia. Atendimento às sextas-feiras, das 10h às 12h e das 13h às 15h – Av. Joaquim Miguel Couto, 696 – Centro.

Sala Lilás – Delegacia Sede de Cubatão: espaço reservado dentro do 1º Distrito Policial para atendimento exclusivo a mulheres, com privacidade e acolhimento. O registro do boletim de ocorrência é feito de forma on-line, por uma delegada. Atendimento: Segunda a sexta-feira: a partir das 19h. Sábados, domingos e feriados: 24 horas. Rua Dr. Roberto Almeida Vinhas, 25 – Sítio Cafezal – 1º DP

Como ajudar uma mulher vítima de violência – A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive de forma anônima. Basta ir a uma delegacia, ligar para o 180 ou procurar o Ministério Público. Também é possível oferecer apoio acolhedor, não deixar a vítima sozinha e ajudá-la a buscar atendimento especializado.

Secretaria da Mulher e Direitos Humanos –  A Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SeMulher-DH) foi criada em 2025 e visa trabalhar de perto as questões de gênero, incluindo diversidade e igualdade Racial. A ideia é desenvolver políticas públicas de enfrentamento às violências e também de geração de trabalho e renda, acesso à atividades, cultura, entre outras ações.

Por: Secom Cubatão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais